Prontos para ajudar você

A Universal oferece amparo espiritual 24 horas por dia, seja em uma conversa olho no olho, seja por meio de uma ligação ou mensagem. Saiba como a Central de Atendimento, o Pastor Online e os atendimentos diários, como os destinados às mulheres, podem auxiliar você

Diariamente, as portas da Universal de Norte a Sul do País – e até fora dele – estão abertas para ajudar os que mais precisam. Neste grupo incluem-se aqueles que desejam ouvir uma Palavra de Fé, receber uma orientação espiritual ou, simplesmente, ser ouvidos. Para dar conta dessa demanda, um exército de pessoas que um dia foram ajudadas se coloca à disposição do próximo e do Espírito Santo para oferecer o auxílio espiritual necessário: são obreiros, levitas, pastores e esposas de pastores.

Essa ajuda espiritual não se limita à Igreja física: ela se estende ao telefone e à internet em iniciativas como a Central de Atendimento (CdeA) e o Pastor Online, que, durante 24 horas por dia, atendem ligações e recebem mensagens com pedidos de socorro. O acolhimento e a disposição de ajudar os que estão aflitos são constantes.

AJUDA EM UMA LIGAÇÃO
A Central de Atendimento (CdeA) foi criada em março de 2019 com o objetivo de prestar atendimento às pessoas que precisam desabafar ou buscam apoio emocional e espiritual.

Trata-se de em um espaço para receber ligações telefônicas de várias partes do País. Muito mais do que apenas atender a uma chamada, os voluntários escutam a dor e as necessidades espirituais de todos que ligam pedindo ajuda. Localizada no bairro do Brás, em São Paulo (SP), a CdeA mantém, de certa forma, o Templo de Salomão aberto 24 horas por dia, uma vez que voluntários, pastores e esposas de pastores estão a postos de manhã, de tarde, de noite e de madrugada para atender as ligações telefônicas e responder as mensagens de WhatsApp. Contudo, o atendimento não se encerra no final da ligação: muitas pessoas que entram em contato são acompanhadas depois pelos voluntários.

Segundo dados do Departamento de Comunicação Social e de Relações Institucionais da Universal (UNICom), 122 mil pessoas foram ajudadas pelo telefone e quase 115 mil por mensagens entre janeiro e novembro de 2021. Para conversar com a Central de Atendimento da Universal, ligue para (11) 3573-3535 ou mande uma mensagem para o WhatsApp (11) 3573-3500, 24 horas por dia, todos os dias da semana.

PASTORES ON-LINE E A POSTOS TAMBÉM
O Pastor Online foi idealizado em 2013 para que, de qualquer lugar, os que estejam desejosos de conhecer a Fé possam receber uma orientação baseada na Palavra de Deus.

Para tornar isso possível, milhares de pastores e esposas de pastores estão a postos todos os dias para que o internauta encontre alguém para ouvi-lo e ajudá-lo. Só em 2021, foram mais de 500 mil acessos – ou seja, mais de mil pessoas procuraram o espaço todos os dias. No início do projeto, o Bispo Edir Macedo fez atendimentos e afirmou que, com esse canal, “você pode falar das suas necessidades, dos seus problemas e das suas dores”.

O Pastor Valberto Filho, que está à frente da iniciativa, destaca que o objetivo da Universal ao disponibilizar o Pastor Online foi que “os sofridos, os amargurados e os que até mesmo perderam a vontade de viver tivessem a quem recorrer, com quem contar”. Ele lembrou que essa ajuda está à disposição de todos a qualquer hora. “Sabemos que, nos momentos mais difíceis da vida, muitos dos que se diziam amigos desaparecem ou que chegamos a situações em que não existe saída aos olhos humanos, mas uma orientação à luz das Sagradas Escrituras muda tudo.”

Ele ainda ressalta que o Pastor Online acaba sendo uma extensão do socorro espiritual oferecido nos templos da Universal. “Quando terminamos o horário de atendimento em nossas Igrejas, damos continuidade a ele de modo on-line. Contudo o Pastor Online não é denominacional: estamos à disposição de todos que estejam passando por momentos difíceis e queiram ajuda”, diz o Pastor Valberto.

Vale enfatizar que aos finais de semana, especificamente nas madrugadas, sempre há um número maior de acessos: enquanto alguns supostamente se divertem, outros veem seu sofrimento se agravar. “Certa ocasião, ajudamos uma jovem que estava dopada, pois tinha tomado 15 comprimidos. Ela se mutilava e estava há duas semanas sem sair do quarto. Por indicação de um conhecido, ela acessou o Pastor Online. Nós realizamos o atendimento e a orientamos a procurar a Igreja. Ela aceitou o convite e na sexta-feira seguinte estava lá.

Depois, retornou no domingo e se batizou nas águas. Essa é a nossa recompensa: vidas transformadas”, comemora.

Para ter acesso ao Pastor Online, basta entrar no site www.pastoronline.com. Alguns tópicos, como depressão, relacionamentos, problemas financeiros e problemas de saúde são apresentados para que a pessoa selecione o mais adequado e a ajuda seja bem direcionada.

OLHO NO OLHO
Para os que desejam um atendimento presencial, ele acontece diariamente nos intervalos das reuniões na Universal. Há ainda uma assistência exclusiva para as mulheres: uma hora antes de cada reunião, é possível ser atendida por uma obreira ou esposa de pastor, uma iniciativa desenvolvida pelo Godllywood Autoajuda.

Rosana Silva, esposa do Bispo Adilson Silva, destaca a importância deste canal de atendimento: “há casos em que a mulher, por causa de tantas coisas que tem para fazer, está sobrecarregada e até mesmo esgotada emocionalmente. Muitas vezes, ela quer a solução do problema, mas acaba se esquecendo da vida espiritual. Com isso, vemos a necessidade do atendimento e percebemos que a mulher quer ser ouvida. De uma forma indireta, ajudamos a resolver seu conflito interno por meio dos atendimentos”, expõe.

Para Rosana, o diferencial desse suporte é o “atendimento direcionado: você leva a mulher a entender que, sozinha, ela não vai conseguir o resultado esperado e que Deus está pronto para ajudar – isso, claro, se ela permitir. Se ela der ouvidos à orientação, com certeza muita coisa vai mudar”. Cerca de 1.100 atendimentos foram realizados apenas no Templo de Salomão, em São Paulo, em 2021. As mulheres que procuram o atendimento também recebem acompanhamento posterior. “Mas é ensinado que é necessário desenvolver uma Fé pura e que Deus tem que ser o primeiro na vida delas”, acrescenta.

O apoio espiritual é uma necessidade cada vez maior na sociedade contemporânea, avalia Rosana. “As famílias estão vivendo em um campo de guerra dentro de casa e, quando chegam à Igreja, encontram pessoas preparadas para ajudá-las de maneira acolhedora.

Esposas de pastores, obreiras, levitas, todas estão prontas para dar apoio espiritual e levar a Palavra de Deus que liberta as pessoas e restaura seu interior”, finaliza.

imagem do author
Colaborador

Flavia Francellino / Fotos: Demetrio Koch e cedida