Por que o ser humano é o único ser que fala?
O ser humano é o único ser que fala e se comunica por meio das palavras e, além de nós, somente Deus tem esse poder e essa é uma das principais características que nos ligam a Ele.
A origem do poder da palavra corresponde ao Próprio Deus e isso tem implicações muito sérias para a nossa vida. Um ditado diz: “em terra de cego quem tem um olho é rei”, ou seja, em um meio em que ninguém tem coisa nenhuma, quem tem ao menos uma coisa reina sobre quem não tem nada. Podemos mudar um pouco esse ditado e dizer “em terra de mudo, quem fala é rei”. Então, se nós temos um poder que nenhum outro ser tem, que é o da fala, podemos reinar sobre o excedente. Foi isso que Deus instituiu quando criou o céu e a terra e quando deu ao homem o poder de nomear as coisas e os animais. Mas, desafortunadamente, o ser humano não medita na grandeza desse poder e, por não entendê-lo, o usa para o mal ou não o usa da forma que deveria.
Em Provérbios 21.23 está escrito: “O que guarda a sua boca e a sua língua guarda a sua alma das angústias”. Esta Palavra nos revela que muitas das nossas angústias vêm do que as pessoas falam e do que optamos por ouvir. Sempre existe aquela pessoa que tem o hábito de reclamar, criticar, fofocar e, com isso, acaba plantando nas outras as sementes de suas palavras.
As redes sociais, por exemplo, se tornaram uma lixeira de palavras, em que as pessoas vomitam o que há de pior dentro delas. Dessa forma, quando você passa horas nas redes sociais, você colhe mais lixo, preocupação e medo do que coisas positivas.
É preciso entender, portanto, que a nossa boca pode trazer angústia e paz, força ou fraqueza, medo ou certeza. Então nem tudo que você pensa ou sente precisa ser falado. Uma coisa é você ter um pensamento e outra é você exteriorizá-lo com palavras, pois, se elas saírem de sua boca, não voltarão mais. Ou seja, se alguém as ouvir, não haverá o que fazer. As palavras têm poder para transformar a sua vida para o bem ou para o mal. Então, resista à tentação de ficar ouvindo gente que só joga lixo para dentro da sua cabeça e evite dizer palavras que são como lixo. É o velho ditado: se não for melhorar o silêncio, fique de boca fechada.