Prudência: cuidando hoje para não cair amanhã
A prudência é uma virtude essencial para a Fé. No entanto, por conta das distrações, muitas mulheres tornam-se negligentes com a sua conduta diante de Deus e não se dão conta de que correm o risco de perder a sua Salvação
Pensar antes de agir e considerar as consequências de suas ações são definições do que é ser prudente, uma virtude determinante na manutenção da Fé e na constância para alcançar a Salvação eterna. Mas, enquanto algumas mulheres são diligentes em relação à sua conduta diante de Deus, prevendo descuidos e se precavendo de cair em pecado, outras são negligentes e desleixadas com a sua vida espiritual, priorizando seus anseios e os prazeres de sua carne.
Essa falta de comprometimento, de acordo com o Texto Sagrado, é resultado da entrega ao vinho, isto é, às distrações deste mundo terreno e profano: “Ai dos que são poderosos para beber vinho, e homens de poder para misturar bebida forte” (Isaías 5.22).
Fique atenta
A importância da prudência foi discutida pela escritora Cristiane Cardoso em um episódio recente da Meditação da Palavra, série disponível no Univer Vídeo. “A Bíblia tem uma referência traiçoeira ao vinho, porque ele faz a pessoa ficar menos prudente. Além do vinho como bebida, hoje temos o vinho representado pelas redes sociais, fofocas, notícias, séries, novelas e as pessoas misturam isso. Esse entretenimento nos leva à distração e, durante esse momento de entrega, não pensamos, não somos prudentes e muito menos úteis para Deus”, disse.
Não seja alienada
A alienação espiritual causada pelas distrações é uma ameaça a todas, sem exceção, pois tem o objetivo de fazer com que a mulher acredite que não está sob risco de ser afetada. Tal descuido a leva à contaminação da mente e da alma e, quando isso acontece, cedo ou tarde, a mulher cairá em pecado e colocará a sua comunhão com Deus e a sua Salvação em perigo.
Até mesmo a mulher que tem o Espírito Santo deve ter cuidado com o equívoco de ser sábia aos próprios olhos e pensar que está livre de desvios. “Cuidado com a impressão de que você nunca irá cair ou errar. Isso é uma mentira, todas nós estamos em risco. Você nunca pode achar que está acima da média e que não irá errar. Temos que entender que somos fracas e que nos tornamos fortes na nossa fraqueza quando nos apegamos a Deus”, alertou Cristiane.
Não pense apenas no momento
Você, leitora, não precisa esperar cair em pecado: seja prudente com sua vida espiritual desde já, reconheça o seu estado de negligência, vigie suas ações e distrações e abandone a prática que a coloca em risco de queda. Além disso, evite se deixar levar pelo sentimento de contentamento do momento. “Devemos fazer o máximo para ter uma vida limpa, um coração, uma consciência e os olhos limpos. Temos que ser prudentes com nossa vida com Deus. O certo é estar o tempo todo prudente, mas, mesmo que você erre, a Mão de Deus está estendida para você”, concluiu Cristiane.
Participe
A próxima reunião do Godllywood Autoajuda ocorrerá em 29 de março, às 18h. Saiba mais no perfil @godllywoodoficial no Instagram.
Saiba mais:
Leia as demais matérias dessa e de outras edições da Folha Universal, clicando aqui. Confira também os seus conteúdos no perfil @folhauniversal no Instagram.
Folha Universal, informações para a vida!