Publicações que inspiram a Fé e a superação se destacam no Salão de Genebra
Evento literário é um dos maiores e mais importantes da Europa
O Salão do Livro de Genebra, um dos maiores eventos literários da Europa, ocorreu de 19 a 23 de março deste ano no Centro de Exposições Palexpo, uma das mais importantes casas de evento de Genebra, na Suíça.
A 39ª edição do Salão reuniu leitores, autores, editores e livreiros, consolidando-se como um marco na cena literária suíça. A feira contou com 250 expositores e a presença de cerca de 600 autores.
Livros em destaque
A Editora La Connaissance, responsável pela tradução das obras do português para o francês (um dos idiomas locais), apresentou nove títulos inéditos. Entre as publicações que se destacaram estavam Eu Venci a Depressão, da médica Eunice Higuchi; A Mulher Que Todo Homem Quer, de Núbia Siqueira; Autismo: Entender é a Chave para Amar e Ajudar, de Josi Boccoli; Sobrevivi: Meu Livro de Memórias, do Bispo Clodomir Santos; 50 Tons para o Sucesso: Conselhos para uma Vida Próspera, do Bispo Jadson Santos; 120 Minutos para Blindar seu Casamento, dos conselheiros do programa Escola do Amor, apresentadores e escritores Renato e Cristiane Cardoso; Segredos e Mistérios da Alma, do Bispo Edir Macedo; e ONU Agenda 2030 – E a Liberdade Religiosa?, dos advogados Jean Marques Regina e Thiago Rafael Vieira.
Encontro com as autoras
No dia 22 ocorreu o Encontro com as Autoras, evento que reuniu cerca de 200 pessoas interessadas em conhecer mais sobre o processo criativo delas e suas obras.
As escritoras Núbia Siqueira, Eunice Higuchi e Josi Boccoli estiveram presentes, participaram de sessões de autógrafos e dedicatórias e proporcionaram uma interação direta com os leitores.
Elas compartilharam suas experiências, discutiram temas como autismo e superação de adversidades e responderam às perguntas do público, o que enriqueceu a experiência literária dos participantes.
Suíça: um país de leitores
A Suíça possui uma rica tradição literária e os livros são publicados em quatro línguas faladas no país: francês, alemão, romanche e italiano. A leitura é um dos passatempos mais populares no país e os suíços apreciam obras que refletem a diversidade cultural.
Estudos indicam que 80% da população suíça gosta de ler e que um terço dos suíços lê mais de dez livros por ano, o que deixa evidente a relevância de eventos como o Salão do Livro de Genebra.
Eu venci a depressão
Dentre os lançamentos, o livro de Eunice Higuchi, cujo título em francês é Mon triomphe sur la dépression, foi o mais procurado durante a feira. A publicação aborda um tema de extrema importância na Suíça, uma vez que o país enfrenta muitos desafios relacionados à saúde mental.
Dados de 2023, que são os mais recentes e que foram fornecidos pelo governo suíço, mostram que 995 pessoas tiraram a própria vida naquele ano, o que significou um aumento em relação ao ano anterior.
Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) apontam que a Suíça totaliza nove suicídios a cada 100 mil habitantes, o que representa uma das taxas mais altas do mundo.
Em razão dos números expressivos, o Bispo Eduardo Bravo, responsável pela Universal no país, ressalta que as obras que foram expostas no evento podem fazer muita diferença para quem lê: “Foi muito importante estarmos ali para que eles tivessem acesso à nossa literatura. Cada livro é uma semente de fé que deve ser compartilhada, pois as palavras contidas neles podem transformar a vida dos leitores. Com certeza, todos que lerem esses livros vão crescer espiritualmente e colher resultados positivos em suas vidas”.
Saiba mais:
Leia as demais matérias dessa e de outras edições da Folha Universal, clicando aqui. Confira também os seus conteúdos no perfil @folhauniversal no Instagram.
Folha Universal, informações para a vida!