Quais são os mandamentos de Deus?

Saiba o que a Bíblia diz sobre o comportamento cristão

Imagem de capa - Quais são os mandamentos de Deus?

A Lei Mosaica tem um total de 613 mandamentos. Como obedecer a todos esses mandamentos? Não tem como. Por isso, o Senhor Jesus afirmou que os fariseus, os líderes religiosos daquela época, colocavam um fardo pesado sobre as pessoas (Mateus 23:4). Porque, eles mesmos não conseguiam cumprir toda a Lei.

Em contrapartida, o Senhor Jesus ensinou que Ele próprio não veio para anular a Lei, mas para cumpri-la (Mateus 5:17). O Filho de Deus, por meio de Seus ensinamentos, veio simplificar a Lei para que as pessoas pudessem obedecê-la.

Dois mandamentos: a base da vida cristã

No vídeo abaixo, que é um trecho da novela “Jesus”, o Senhor Jesus fala sobre os dois mandamentos que resumem toda a Lei.

“…Amarás ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todas as tuas forças, e de todo o teu entendimento, e ao teu próximo como a ti mesmo.” Lucas 10.27

“Amarás ao teu próximo como a ti mesmo”

Similarmente, os Dez Mandamentos representam esses dois ensinamentos apresentados pelo Senhor Jesus.

Como o apóstolo Paulo, inspirado pelo Espírito Santo, esclarece: “Com efeito: Não adulterarás, não matarás, não furtarás, não darás falso testemunho, não cobiçarás; e se há algum outro Mandamento, nesta Palavra se resume: Amarás ao teu próximo como a ti mesmo.” Romanos 13.9

Em suas anotações bíblicas, o Bispo Edir Macedo acrescenta: “Amar ao próximo é respeitar os seus direitos; é tratá-lo com decência e consideração; é não se aproveitar das pessoas nem usá-las para atender aos seus caprichos. Amar ao próximo é considerar todos importantes, independentemente de posição, classe social, cultura, religião ou raça. Amar ao próximo é não discriminar ou julgar os outros, como se fosse o dono da verdade. Quem segue o conselho de amar uns aos outros sem fazer qualquer distinção está obedecendo ao Mandamento do Senhor Jesus (Mc 12.30-31)”.

“Amar ao próximo” incluiu todas as pessoas

No vídeo abaixo, você pode conferir outro ensinamento do Senhor Jesus sobre o tema, que ficou conhecido como “Sermão da Montanha”:

Nesse trecho bíblico, há mais uma informação acrescentada. A de que o “amor ao próximo” se estende para todas as pessoas. E não somente para as que nos fazem bem.

“Eu, porém, vos digo: Amai a vossos inimigos, bendizei os que vos maldizem, fazei bem aos que vos odeiam, e orai pelos que vos maltratam e vos perseguem; para que sejais filhos do vosso Pai que está nos Céus.” Mateus 5.44

Quando pensamos sobre os frutos do Espírito Santo (Gálatas 5:22), vemos que eles também apontam para esses dois principais mandamentos do Senhor Jesus. O que você tem dentro de si é transmitido para o mundo exterior (1 Tessalonicenses 5:5).

Jejum de Daniel

Entre os dias 19 de maio e 9 de junho, acontece o propósito “Jejum de Daniel” para o avivamento do Espírito Santo. O encerramento será no dia de Pentecostes com o derramamento do Espírito Santo, direto do Cenáculo de Jerusalém, com a presença do Bispo Edir Macedo.

Se você deseja esse avivamento espiritual, participe dos encontros que acontecem no Templo de Salomão ou em uma Universal mais próxima de sua casa.

Saiba mais no vídeo abaixo:

imagem do author
Colaborador

Daniel Cruz / Foto: Getty Images