Qual conteúdo você tem acessado?

Veja a importância de assistir àquilo que agrega benefícios à sua saúde física, mental e espiritual

Imagem de capa - Qual conteúdo você tem acessado?

Quem nunca sossegou até terminar de assistir à série favorita? A expressão “maratonar” é usada por muitas pessoas para explicar o excesso de horas que passam em frente à TV ou ao smartphone assistindo aos conteúdos oferecidos pelos serviços de streaming. Segundo o dicionário, um dos significados da palavra maratona é “atividade de longa duração que traz efeito desgastante aos participantes”.

Esse efeito foi abordado recentemente em uma reportagem especial elaborada pelo jornal norte-americano The Washington Post. A publicação mostrou vários artigos que concluem que fazer maratonas para assistir a séries pode causar danos sérios ao organismo.

Outro estudo foi veiculado no Journal of Clinical Sleep Medicine e demonstrou que quem passa muitas horas na frente das telas apresenta elevação de fadiga e insônia. E outra avaliação, realizada pelo neurologista e diretor do centro de distúrbios do sono do Michigan Medicine, Ronaldo Chervin, também apontou os malefícios ao organismo e revelou que assistir a vários episódios de uma série antes de dormir pode impactar negativamente no sono várias noites seguidas.

Vale lembrar que a deficiência de sono está ligada a diversos problemas de saúde, como os cardiovasculares e neurológicos, e, além disso, pode até causar depressão – doença que mais leva ao suicídio atualmente.

Contudo não é apenas ao assistirmos às séries o tempo todo que poderemos ter problemas como os citados acima, mas quando nos rendemos a qualquer tipo de conteúdo sem limites.

Ocorre que, atualmente, as plataformas de streaming estão aproveitando esse período de isolamento social por causa da pandemia do novo coronavírus para oferecer mais conteúdo ao público e gratuitamente. Então, quando o consumidor se torna assinante é porque está praticamente dependente desse tipo de entretenimento. O problema é que, na maioria das vezes, ele nem se dá conta de que está dedicando mais tempo a essa atividade do que a outras ou quando percebe já é tarde.

Mas o que lhe faz bem?
Não é proibido que você assista a séries ou a conteúdos de que gosta, mas precisa refletir se eles estão agregando benefícios para a sua vida ou se, na verdade, estão lhe prejudicando.

Que tal aproveitar e fazer um detox mental? Afinal, os noticiários só trazem informações negativas e as plataformas de streaming geralmente disponibilizam apenas material que visa lucro.

Na Universal, todos os anos, é realizado o Jejum de Daniel. Ele corresponde a um período em que as pessoas ficam distantes de conteúdos seculares e focam apenas naqueles relacionados à Fé. Participe deste propósito também.

Uma das formas para ficar mais próximo de Deus é acessando a plataforma Univer Vídeo. Esse serviço de streaming coloca à sua disposição centenas de vídeos cristãos e pode ser acessado gratuitamente por 30 dias. Nele, há diversas séries que favorecerão o seu aprendizado espiritual.

imagem do author
Colaborador

Maiara Máximo / Foto: Getty Images