Qual desses dois tipos de pessoa você é?

Acompanhe a mensagem do Bispo Renato, avalie onde você se enquadra e, se for o caso, mude de posição

Imagem de capa - Qual desses dois tipos de pessoa você é?

No programa Inteligência e Fé – que vai ao ar de segunda a sexta, pela Rede Aleluia –  desta sexta-feira, o Bispo Renato Cardoso pediu que cada ouvinte imaginasse uma linha reta e contínua, na qual todas as pessoas estão posicionadas em algum ponto dela. Em seus extremos estão dois tipos de pessoas.

Qual desses dois tipos de pessoa você é?

Numa ponta, está aquele tipo de pessoa que se considera vítima e, por isso, responsabiliza todas as demais pessoas, ou um grupo delas, ao longo desta linha pelo seu sofrimento. Ou seja, para ela tudo de ruim que lhe acontece, todas as suas frustrações, são culpa de alguém.

Na outra ponta está aquele que se considera autossuficiente, que não espera por ninguém, que corre atrás, porque entende que não tem ninguém por ele, se não batalhar pelo que quer ninguém irá ajudá-lo, pelo contrário, muitos tentarão prejudicá-lo. Ela entende que o mundo é cruel, injusto, por isso, se esmera para fazer o melhor com aquilo que a vida lhe dispôs.

“Não precisa pensar muito para entender que o tipo de pessoa que é autodependente, ou seja, que tem consciência que só pode contar com ela mesmo, naturalmente vai ter mais sucesso”, observa o Bispo Renato.

O  mundo não vai mudar

Ele observa ainda que nem por isso essa pessoa autodependente vai tornar o mundo melhor. Mas, certamente, o mundo dela poderá ser melhor por causa da maneira que ela se posiciona na vida e pela forma que se comporta diante dessas injustiças e de todas as intempéries que a vida oferece.

Obviamente no mundo há injustiças, há pessoas egoístas, o mundo é assim, cruel, o mundo é um lugar difícil, inóspito, é um lugar no qual – pelo fato das pessoas estarem afastadas de Deus – é cada um por si.  “E isso não vai mudar. O ser humano tem nas suas veias o espírito da inimizade, começando com a própria inimizade dele com Deus. É questão de inteligência. Como que uma criatura afastada do seu Criador vai se importar com outra criatura?”, analisa o Bispo.

Portanto, não se iluda acreditando que o mundo vai mudar, que ele vai se adequar a você para que você seja feliz, porque isso não vai acontecer. Então, não adianta você ficar se vitimizando.

E onde está Deus nesta linha?

Deus está em todo lugar desta linha e Ele entende que há pessoas que são, de fato, vítimas. Tanto é assim que Ele diz inúmeras vezes na sua Palavra que se inclina para aquele que está caído.

“Quem é como o Senhor nosso Deus, que habita nas alturas? O qual se inclina, para ver o que está nos céus e na terra! Levanta o pobre do pó e do monturo levanta o necessitado, para o fazer assentar com os príncipes, mesmo com os príncipes do seu povo.” Salmos 113:5-8

“Deus vai até a pessoa caída, Ele sabe que muitas pessoas são de fato impotentes, que são vítimas de uma maldade que impera neste mundo, e estende as mãos para essa pessoa. Não para que elas fiquem eternamente mendigando ajuda, mas para tirá-las dessa situação”, explica o Bispo.

Todavia, Deus também nos mostra em sua Palavra que tudo podemos Naquele que nos fortalece e que maior é Aquele que está em mim do o que está no mundo.

Quer dizer, ao mesmo tempo que Deus estende a mão para o caído, para o impotente, Ele também diz para o ser humano: ‘Não importa o que o mundo está fazendo contra você, Eu estou com você’.

Dependa de si mesmo e de Deus

Ou seja, temos que depender apenas de Deus e de nós mesmos, e não ficar esperando por ninguém. Claro que haverá momentos que precisaremos de ajuda, haverá outros que teremos que estender a mão para ajudar, e outros que não haverá ninguém para nos ajudar. “Nós é que temos que usar a nossa fé em Deus, crer na Palavra dEle, depender dEle e fazer o que a situação pede”, ensina o Bispo.

Diante de tudo que você leu até aqui, responda: qual a sua posição nesta linha? Você é a que se vitimiza? A que se considera autossuficiente? Ou a que tem consciência de que precisa contar apenas com si mesmo e com Deus?

Jejum de Daniel

Se você reconhece que estava em um desses dois extremos e deseja ser diferente, aproveite o Jejum de Daniel para se colocar na dependência exclusiva de Deus.

imagem do author
Colaborador

Jeane Vidal / Fotos: Istock