Qual é a importância da atualização profissional?
Entenda por que é necessário estar sempre receptivo ao aprendizado
Todos já ouviram dizer que o mercado de trabalho é dinâmico e implacável. O tempo todo novas peças são colocadas no tabuleiro corporativo e outras são retiradas, o que pode representar mudanças a curto, médio e longo prazos. Nesse contexto, o profissional que se mantém atento, receptivo às novidades e age com flexibilidade para colocá-las em prática tem mais chances de se adaptar aos diferentes cenários e às demandas do cotidiano. Em outras palavras, estamos falando de atualização, iniciativa mais do que necessária para quem quer se manter no mercado e ascender profissionalmente.
Para Mari Clei Araújo, mentora de carreiras e CEO da MC Consultoria, todo profissional precisa se atualizar. “É algo que todo profissional deve fazer, tanto quem já está no mercado quanto quem quer ingressar nele. E ela pode ser realizada por meio de cursos diversos de curta duração ou técnicos, profissionalizantes, entre outros, que possam ser relevantes para o futuro ou para o atual desempenho nas funções que ele exerce ou que pretende executar. Quando você se mantém atualizado, produz mais e entende os benefícios que aquele conhecimento pode lhe trazer, renova seus aprendizados e consegue propor uma nova abordagem sobre um tema que já é parte integrante daquela profissão”, opina.
Segundo ela, a atualização profissional também ajuda a evitar erros ou a reduzir a incidência deles. “Quem se atualiza também pode desenvolver suas competências socioemocionais (soft skills) e as competências técnicas (hard skills). Então, todo profissional que se mantém atualizado, ativo, cada vez mais, se torna competitivo e pode mostrar um diferencial para o mercado de trabalho. Com isso, quem pretende ou vai ocupar um lugar de liderança fica muito alinhado com as expectativas de entrega daquela empresa ou daquele cargo.”
Ter uma formação e cursos de pós-graduação lato sensu ou especialização (mais generalista) ou pós-graduação stricto sensu (como mestrado e doutorado, que são mais focados em alguma área da profissão) é igualmente importante para a atualização profissional. “Hoje até existem cursos de graduação no formato de educação a distância (EAD) e os internacionais que você pode fazer on-line. Basta procurá-los. Se você não estiver cursando uma graduação que lhe permita fazer um estágio, por exemplo, você vai perder oportunidades”, adverte.
Por isso, conhecer bem a dinâmica de determinada carreira e se atualizar são importantes para o crescimento profissional. Mari aconselha que o profisisonal reflita em relação aos seguintes pontos: “o que a profissão pede, quais os cursos, quais os certificados que você precisa ter? Tudo isso é importante para que você possa se atualizar e a internet, com certeza, é o meio mais prático para isso. Então, cada vez mais, é fundamental que você entenda os critérios relativos à vaga a que deseja concorrer, o que ela exige de você, quais são as tendências e em que você precisa se desenvolver”.
Ela lembra que existem vários cursos com certificados reconhecidos pelo mercado que promovem diferenciais e ajudam o profissional a se destacar: “hoje, por exemplo, temos os critérios ESG, sigla em inglês que representa sustentabilidade ambiental, social e de governança corporativa, voltados para a sustentabilidade, e já existem cursos que são reconhecidos justamente para que esse profissional se atualize e busque esses novos conhecimentos aos quais muitas empresas ainda estão se adaptando”.
As empresas também têm um papel importante para que seus funcionários se atualizem. “Elas podem promover alguns cursos e muitas têm as universidades corporativas que beneficiam profissionais com bolsas de estudo, o que as destaca e as torna atrativas para o candidato. Eu acredito que o ideal é que existam os dois lados: que a empresa ofereça oportunidades de desenvolvimento ao profissional, para reter talentos, e que o profissional, independentemente da organização, busque se atualizar para que seja reconhecido no mercado”.
Ela orienta ainda que todos busquem novas frentes de conhecimento, se possível certificadas: “participe de palestras e eventos do mercado em que você atua. Busque inspiração em profissionais que podem ser um ponto de partida para que você se desenvolva. Você também pode procurar cursos fora da sua área de atuação, vinculado a um hobby ou a algo que você goste de fazer, por exemplo. Essa é uma forma de desenvolver suas aptidões cognitivas, de buscar uma coisa nova e diferente ou até com a qual você tem certa familiaridade mas deixou para trás”.
Atualize-se com Deus
Faça como milhares de pessoas que estão progredindo em suas carreiras e atualizando sua conduta profissional baseadas na Palavra de Deus. Participe da reunião Prosperidade com Deus, que acontece às segundas-feiras, em diversos horários, em todos os templos da Universal.