Qual é maior: o corpo ou a alma?
O Senhor Jesus disse aos religiosos e a toda a classe eclesiástica: “Insensatos e cegos! Pois qual é maior: o ouro, ou o templo, que santifica o ouro? Insensatos e cegos! Pois qual é maior: a oferta, ou o altar, que santifica a oferta?” (Mateus 23.17-19). Hoje em dia, em outras palavras, qual é maior: o seu corpo ou a sua alma? O que você mais preza nesta vida? A maioria das pessoas, mesmo as religiosas, prioriza mais o que é deteriorável e limitado do que aquilo que é eterno.
Jesus deixou essa pergunta justamente para os que são religiosos, porém cegos e insensatos, que não pensam e não usam o Espírito que Deus lhes emprestou, que é a inteligência.
A alma é mais importante do que tudo, porque ela é eterna. Então é preciso valorizá-la e cuidar dela, buscando o entendimento da Palavra de Deus, tal como disse Salomão, orientado pelo Espírito Santo: “o que adquire entendimento ama a sua alma” (Provérbios 19.8). Portanto, se você não prioriza a sua alma, você prioriza o que é visível e perecível e, por isso, é insensato e cego.
O Senhor Jesus criou a Igreja justamente para os interessados no Espírito Santo. Você não O vê, não O toca e não O sente, mas, quando O recebe, você se torna a pessoa mais feliz do mundo e mais completa. O Espírito Santo está disponível para todos que priorizam a alma. Ele lhes dá um novo coração, um novo espírito e uma vida nova.