Qual é o seu maior medo?

Saiba como dar o primeiro passo na direção de Deus para ter coragem em sua vida

Imagem de capa - Qual é o seu maior medo?

Quem fala que não tem algum tipo de medo, provavelmente, está mentindo. Certamente cada um tem seus temores diários, como o receio de ser assaltado, de sofrer algum acidente, de pegar alguma doença contagiosa, por exemplo. Há quem tenha pânico de viajar de avião, de ser demitido, de sofrer algo que acometa à própria vida. Outros têm pavor de serem traídos pela esposa e há também quem tema perder seus entes queridos em alguma tragédia.

Poderíamos citar várias situações, mas o fato é que ter medo faz parte da vida. Na verdade, a principal pergunta que devemos nos fazer é como lidamos com nossos medos. Você é do tipo que paralisa ou confronta o que o aterroriza profundamente? Talvez, para enfrentar essa situação, a solução seja buscar forças em estratégias que despertem a coragem ou mesmo inspiração com quem encarou seus maiores temores e os venceu.

A Bíblia, nesse sentido, traz diversos exemplos de heróis, destacando suas trajetórias e como procederam para atingir a vitória. Um deles, evidenciado em um post recente do Bispo Renato Cardoso na internet, é Gideão. “Dizer que Gideão era corajoso é enfeitar um pouco a história”, disse o Bispo. Ele analisou a passagem descrita em Juízes 7 que aborda como Deus agiu com o herói relutante: “Deus disse a Gideão: eu já dei a vitória a você, mas, se você estiver com medo de atacar, desça até o acampamento deles. Você vai ouvir o que eles estão dizendo e então terá coragem para atacar o acampamento”.

Conforme o Bispo Renato explicou, a prova de que Gideão estava com medo é que ele desceu ao acampamento para ver mais um sinal de que Deus lhe daria a vitória: “mesmo Deus dizendo ‘se estiver com medo, desça…’. Quer dizer, Gideão estava ainda com medo. É importante sabermos que os heróis da Bíblia eram como nós. A diferença de Gideão era sua fé inteligente. Ele se tornou corajoso depois dos vários incentivos que Deus lhe deu, mas, a princípio, ele temia como todos os outros. Mas para utilizar a fé inteligente é preciso coragem. Por isso Deus, pacientemente, o ajudou a desenvolvê-la”, esclareceu.

E assim deve ser na vida de cada homem, pois, como seres dotados de emoções, nós, muitas vezes, somos tomados por sentimentos de pavor ao enfrentar situações cotidianas desconfortáveis ou ao sermos confrontados. Por outro lado, quem está com Deus não deve se preocupar em ter a imagem de homem destemido, mas sim com a sua Salvação. Ao buscá-la e aproximar-se de Deus, recebendo o Espírito Santo, você será imbuído e inspirado pela coragem Divina para lidar com seus medos e enfrentar todos os obstáculos. Contudo o primeiro passo de coragem deve ser seu: confiar em Deus.

Intellimen

Quer ser um homem melhor? Acesse o site intellimen.com ou @intellimen, no Instagram, cumpra os desafios e participe das palestras.

Saiba mais:

Leia as demais matérias dessa e de outras edições da Folha Universal, clicando aquiFolha Universal, informações para a vida!

imagem do author
Colaborador

Eduardo Prestes / Foto: Chiewr/GettyImages