Qual é o significado espiritual da Sexta-feira Santa?

Este é um dia que está incluso na "Semana Santa" e há algo extremamente importante você precisa saber

Imagem de capa - Qual é o significado espiritual da Sexta-feira Santa?

Você já pensou sobre o significado espiritual da “Sexta-feira Santa” ou “Sexta-feira da Paixão“? Este é um dia que está incluso na “Semana Santa” e há algo extremamente importante sobre o assunto que você precisa saber.

A “Sexta-feira Santa” na Bíblia:

  • Trata-se do dia em que o Filho de Deus, Jesus Cristo, pagou um alto preço para nos salvar da condenação eterna.
  • “Mas Ele foi ferido por causa das nossas transgressões, e moído por causa das nossas iniquidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre Ele, e pelas Suas pisaduras fomos sarados” (Isaías 53:5).
  • Igualmente, o Salmo 22 completo traz uma visão profética dos pensamentos do Senhor Jesus, ali, nos momentos finais. Encontramos, por exemplo: Pois Me rodearam cães; o ajuntamento de malfeitores Me cercou, traspassaram-Me as mãos e os pés. Poderia contar todos os Meus ossos; eles veem e Me contemplam. Repartem entre si as Minhas vestes, e lançam sortes sobre a Minha roupa” (Salmo 22:16-18). Estas palavras nos dão uma ideia do que foi esse sacrifício na perspectiva do Senhor Jesus.
  • Entretanto, infelizmente, muitos desprezam o real significado espiritual dessa data e, com isso, perdem de vista a mais importante notícia que um ser humano poderia receber: depois da morte física, há vida na presença de Deus por toda a eternidade, por causa do sacrifício do Senhor Jesus.

Entenda:

  • “Jesus morreu na ‘Sexta-feira Santa’. É talvez a morte mais falada da história, mas as pessoas aceitam ficar muito rasas no porquê dessa morte. Se você perguntar: “por que Jesus morreu na cruz?” A maioria vai dizer: ‘Ele morreu por nossos pecado’. E está certo. Mas, desde  criança (eu cresci em um lar católico), eu me lembro de comemorar a ‘Sexta-feira Santa’. E a gente não podia comer carne e ovo, as crianças não podiam fazer barulho. Nós tínhamos que ficar nos lembrando com tristeza da morte de Jesus. Não podíamos limpar a casa, não podíamos nos arrumar. E nós fazíamos tudo isso”, contou o Bispo Renato Cardoso sobre o assunto.
  • E ele complementou: “só que nós não conhecíamos o protagonista da história. Nós conhecíamos só a história (e por alto). Não entendíamos, realmente, a razão da morte dEle. A morte do Senhor Jesus foi tão importante que Ele mandou comemorá-la, porque foi uma vitória. Não tenha dúvidas de que foi um alto preço, mas a consequência dessa morte foi vitória para nós”.
  • Assim, o Bispo Renato explicou que o Senhor Jesus morreu para resolver o problema da nossa morte.

Confira a mensagem completa no vídeo abaixo:

“A Família ao Pé da Cruz”:

No dia 18 de abril, ocorrerá o evento especial “A Família ao Pé da Cruz“. Será um momento para nos dedicarmos ao real significado dessa data. Procure por mais informações em uma Universal próxima (consulte o endereço aqui).

Leia também:

imagem do author
Colaborador

Da Redação / Foto: iStock