Qual exemplo de homem você é?
Veja como a sua conduta pode ser referência para quem está à sua volta
Muitos homens se sentem perdidos hoje em dia, pois estão distantes de universos que em outros tempos eram dominados por eles. Não se discute aqui o devido espaço que a mulher com justiça e por seus esforços têm buscado e conquistado na sociedade, mas a perda de referências que tem jogado o homem em uma espécie de ostracismo. É fácil perceber que o homem que sempre liderava sua família e chefiava inúmeras atividades, até profissionais, por exemplo, não figura, muitas vezes, nem como coadjuvante em diversas dessas situações cotidianas.
Os motivos para isso podem ser os mais variados, entretanto a culpa pode ser dos próprios homens. Não estranhe a informação, mas é que muitos deixaram de lado responsabilidades que antes eram consideradas suas, como sustentar a família, até porque não tiveram bons exemplos para seguir na infância. Em outros há falha de caráter. Existem vários casos daqueles que abandonam o lar, a esposa e os filhos. O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontou em 2020 que mais de 5,5 milhões de adultos nunca tiveram o reconhecimento do progenitor.
Outro dado alarmante, desta vez de pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (FGV), referente a 2022, revela que, no Brasil, 11 milhões de mulheres criam sozinhas os filhos.
Apesar de existirem exceções, é óbvio que a referência masculina para esses meninos que vão virar homens amanhã não é a mesma. Um estudo feito pelo Instituto PDH, viabilizado pela Natura, com apoio do Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU), corrobora esse dado e aponta que seis em cada dez meninos não têm referência positiva de masculinidade.
Fica fácil perceber que o homem, de modo geral, tem que mudar sua postura em diversos aspectos. Se ele quer ser valorizado pelas qualidades positivas que antes o colocavam em determinadas posições, é necessário que faça uma autoavaliação para ver o que está fazendo de errado. Vale lembrar que a responsabilidade de um homem não se restringe apenas a sustentar a família, por exemplo. Ela é muito mais do que isso: o homem precisa ser equilibrado, responsável e agir com moral e ética em todos os momentos de sua vida.
Quem estiver próximo desse homem, como filhos, sobrinhos e amigos, vai se espelhar nessa conduta. Nada mais justo que tenha boas referências para as situações que certamente experimentará durante a vida, como se comportar de acordo com a justiça, honrar seus compromissos, estudar, se aperfeiçoar e buscar de forma justa o seu espaço como homem. Para quem não tem exemplos de masculinidade positiva em sua vida, mire-se no exemplo de Jesus: “Porque bem sabeis isto: que nenhum devasso, ou impuro, ou avarento, o qual é idólatra, tem herança no reino de Cristo e de Deus” (Efésios 5.5).
Intellimen
Quer ser um homem melhor? Acesse o site intellimen.com ou @intellimen, no Instagram, cumpra os desafios e participe das palestras.
Saiba mais:
Leia as demais matérias dessa e de outras edições da Folha Universal, clicando aqui. Folha Universal, informações para a vida!