Quando Abrão saiu de Harã tinha 75 anos. As pessoas costumavam viver mais naquele tempo?
E por que, na novela, Abrão deixou Harã quando o pai ainda estava vivo? Saiba as respostas na coluna 'Gênesis Responde'
Adão e Eva foram criados perfeitos, para viver eternamente. Assim, segundo alguns estudiosos, nas primeiras gerações depois da Criação, o código genético humano era quase perfeito, ou seja, ainda não tinha desenvolvido muitos defeitos, fazendo com que as pessoas tivessem um organismo resistente a doenças.
Os descendentes herdaram tal genética, mesmo em um menor grau. Além disso, de acordo com as Sagradas Escrituras, permitiu-se um tempo maior de vida nos séculos iniciais, assim como casamentos entre parentes, para garantir a expansão dos humanos e sua dispersão pela terra.
Com a presença do pecado, o afastamento do Criador e o passar dos anos, esse código genético teria passado por alterações, fazendo com que os humanos se tornassem mais suscetíveis a doenças. Isso sem falar na mudança dos hábitos alimentares, o envolvimento da humanidade em guerras e a contaminação da terra que também foram fatores importantes para reduzir a longevidade humana.
Tanto é que, nos dias de hoje, avanços na ciência, nos tratamentos de saúde e em outros campos auxiliam as pessoas a viver mais. Mesmo assim, poucas chegam aos cem anos de idade.
A Bíblia não diz que Abrão foi chamado após a morte de Terá? Por que na novela, ele deixou Harã quando o pai estava vivo?
No relato bíblico, em Gênesis 11:32, diz que “E foram os dias de Terá duzentos e cinco anos; e morreu Terá em Harã”, e logo em seguida, em Gênesis 12:1 menciona a ocasião em que Deus chamou Abrão. Porém, devemos lembrar que os registros Bíblicos não seguem uma ordem cronológica exata. Não é porque uma informação veio antes de outra que necessariamente aconteceram nessa ordem.
Em Gênesis 11:26 diz que Terá começou a gerar filhos com 70 anos. Logo, se o chamado de Abrão se deu quanto ele tinha 75, provavelmente nesta época Terá tinha 145 anos, ou seja, ainda não tinha chegado ao seu 205º ano de vida no qual morreu. Logo:
Terá viveu 205 anos.
Abrão nasceu quando terá tinha 70 anos aproximadamente.
Abrão tinha 75 anos quando saiu de Harã.
Então… 70+75 = 145