Quando Deus bloqueia os seus planos
Quando algum plano nosso não vai para a frente, costumamos pensar que esse bloqueio é do mal. Você, porém, já parou para pensar que às vezes é Deus quem bloqueia os seus planos? O Espírito Santo fez exatamente isso com o apóstolo Paulo. Em Atos 16.6-7, Lucas, autor de Atos, relata um período de muitas viagens missionárias de Paulo e diz: “E, passando pela Frígia e pela província da Galácia, foram impedidos pelo Espírito Santo de anunciar a palavra na Ásia. E, quando chegaram a Mísia, intentavam ir para Bitínia, mas o Espírito não lho permitiu”. Por duas vezes, Paulo e seus companheiros tentaram ir para um determinado destino e o Espírito Santo não permitiu. Algum tempo depois, ele teve êxito em chegar na Ásia e pregar a Palavra, mas não naquele momento, pois o Espírito Santo também o impediu.
Paulo não estava embarcando em nenhum projeto pessoal, mas em pregar a Palavra de Deus, mas o Espírito Santo não permitiu que ele chegasse naquele momento, naquele lugar. A Bíblia não explica o porquê, mas podemos conjecturar que ali, provavelmente, a vida dele estava em perigo, que as condições não estavam alinhadas para que a Palavra se desenvolvesse ali ou que havia outra prioridade, como a Macedônia. Então, como a vida de Paulo e de seus companheiros estavam nas mãos de Deus, suas vidas foram dirigidas de acordo com a Vontade dEle e no final tudo deu certo.
Da mesma forma, nosso coração faz planos e nossa mente planeja algo muitas vezes até alinhado com a Palavra de Deus, mas, mesmo assim, temos que entender que há tempo até para fazer o bem. Há momentos que o que queremos não é para agora, pois a Palavra ensina que a bênção antes do tempo se torna maldição (Provérbios 20.21) e, como Deus é Senhor do Tempo, Ele sabe se o que vamos fazer hoje vai ter um resultado bom amanhã.
Se você permitir que o Espírito Santo dirija sua vida, Ele impedirá, às vezes, que certos planos seus aconteçam e vai dirigi-lo para lugares melhores. Mas você precisa, primeiro, dar a Ele a última palavra. Tudo que você fizer, você tem que fazer segundo a Vontade de Deus, como é dito no Pai-Nosso: “seja feita a Tua vontade, assim na terra como no céu” (Mateus 6.10). Se o Espírito Santo não permitiu que você fizesse algo, pode ter certeza que foi para o melhor. Agora, se você quiser ir em frente e ignorar a Voz dEle, você estará sozinho e, depois, não reclame se tudo der errado.
Saiba mais:
Leia as demais matérias dessa e de outras edições da Folha Universal, clicando aqui. Folha Universal, informações para a vida!