Quando o exagero nos exercícios se torna um problema
Intensas atividades físicas podem aumentar os riscos relacionados com as doenças do coração. Saiba mais
A pessoa gasta horas do dia praticando exercícios na academia. Faz aquela pausa para a foto do Instagram. Procura por dicas de estética e se compara constantemente com os outros nas redes sociais. Às vezes, até mesmo gasta volumes de dinheiro em procedimentos cirúrgicos. No íntimo, há aquele desejo velado de conseguir aprovação social, mais likes, mais pessoas que a admirem.
No mundo das redes sociais e dos padrões de beleza ditados pela sociedade, a busca pela aparência perfeita parece ser inalcançável. Além disso, há aquele prazer em se dedicar para exercitar o próprio corpo. Entretanto, esse estilo de vida pode esconder um grande perigo: problemas de saúde e um interior negligenciado.
Só para ilustrar, um estudo realizado por pesquisadores da Universidade de Leicester, no Reino Unido, descobriu que intensas atividades físicas podem aumentar os riscos relacionados com as doenças do coração e a diminuição do transporte de oxigênio para os órgãos do corpo.
Como lidar?
Então, a questão, aqui, é o equilíbrio e os motivos pelos quais a pessoa se exercita. Em outras palavras, não é que a pessoa deva parar com as atividades físicas, mas, ao realizá-las, ela precisa ter um acompanhamento profissional adequado, realizar exames médicos preventivos para saber quais são os riscos de seu corpo e se aquele tipo de exercício em determinadas condições são saudáveis.
Além disso, o cuidado do interior não deve ser deixado de lado. A pergunta que fica é: será que o objetivo dessas atividades físicas é a saúde ou a aprovação das pessoas?
O alerta é da ex-modelo Barbara Rodrigues Noleto, de Recife, que atualmente é empreendedora e investidora.
Ela conta que hoje se arrepende da carreira que havia construído e revela o motivo: “Eu quis gastar a minha juventude no mundo, com os prazeres dele. Mas a gente depois entende que só perdeu tempo. E quando a gente entende isso, nós queremos passar para os outros também. Os jovens, hoje, têm se iludido muito, assim como eu me iludi. Às vezes, as pessoas se iludem muito, veem as redes sociais, veem aquela coisa e querem aquilo”, disse em entrevista ao programa “Entrelinhas“, do dia 1º de agosto.
Barbara acrescenta que o público não sabia o que realmente se passava em seu interior. Todos ficavam admirados com a sua beleza exterior e o seu estilo de vida ostentado. “Mas era tudo um vazio, uma mentira, uma encenação – que, hoje, acontecem da mesma forma: jovens se iludem com aquilo. Não é só ser modelo. No meu trabalho, nessa profissão, foi muito sofrimento, porque tudo é movido muito por aparência. E você acaba se esquecendo de si mesma por dentro e se foca totalmente no lado de fora, no exterior. E, no final, você vê que não tem nada, que está vazia”.
Confira no vídeo abaixo a história completa de Barbara: