Quando o lado de fora atinge o lado de dentro
Pesquisa revela como questões externas têm sido nociva à saúde. Saiba como se prevenir
Uma pesquisa publicada pela revista Stanford Medicine afirma que circunstâncias por determinantes sociais podem afetar diretamente a saúde física e questões interiores.
Entenda:
- Além de variações genéticas ou escolhas de estilo de vida, os prognósticos de muitas doenças são influenciados por determinantes sociais como renda, educação, moradia, insegurança alimentar, apoio social e outras questões externas do dia a dia.
- Não significa que a saúde da maioria das pessoas seja afetada por tais determinantes, mas grandes estudos revelam a forte ligação presente entre tais problemas e, principalmente, os comportamentos nocivos adquiridos por eles- que desencadeiam danos ao corpo e à mente.
Por que é importante:
A lacuna presente na saúde de muitas pessoas pode ser resultado de diferentes situações que colaboram com a falta de oportunidade para que elas se mantenham saudáveis fisicamente. Porém, a maneira em que nos comportamos e reagimos diante destas objeções, dita de forma muito mais severa o estado de nosso bem-estar.
Como acontece:
- Ao se depararem em uma situação adversa, muitos descontam os seus pesares através de bebidas e vícios, que ocasionam em outros problemas maiores como o alto nível de estresse, por exemplo. Outros, rompem até mesmo laços afetivos e familiares, gerando o sentimento de solidão, conveniente a futuros problemas emocionais.
- Em outros aspectos de descuidados com o tratamento dessas situações, existem aqueles que deixam de lado o cuidado com a saúde física de seu corpo, com a falta da prática de exercícios físicos e hábitos alimentares saudáveis. Tudo isso somado aos desafios do cotidiano e da convivência em sociedade, aumentam o risco de danos à saúde.
Solucione o seu problema:
Para que problemas externos sejam solucionados, antes, é preciso que o lado interior esteja bem definido. Para isso, exige-se disciplina por todas as partes, como explica o Bispo Renato Cardoso:
- “Você é resultado do que faz repetidamente. Você quer mudar a sua vida? Você tem que mudar o que você faz todos os dias”.
A disciplina em ter reações diferenciadas, hábitos saudáveis ao seu corpo e ao seu emocional significa a solução do problema que o impede de ter novas atitudes em relação às adversidades do dia a dia.
Leia também: