Quarta edição do “Beleza não tem idade” leva cuidados a idosos em todo o Brasil e em mais 66 países
Programação inclui palestras e serviços gratuitos na área da estética; no Brasil, 43,3 mil pessoas devem ser beneficiadas
A 4ª edição do “Beleza não tem idade”, iniciativa do programa social Calebe Universal, acontecerá neste sábado (21) no Brasil e em outros 66 países. O evento, dedicado à valorização dos idosos, oferecerá serviços gratuitos como cortes de cabelo, escovação, maquiagem, limpeza de pele, massagem e esmaltação de unhas para os públicos masculino e feminino.
Com o apoio de aproximadamente 9 mil voluntários, a ação será realizada em 2,3 mil cidades brasileiras, abrangendo os 26 estados e o Distrito Federal. Somente no território brasileiro, a estimativa é de que 43,7 mil pessoas sejam beneficiadas.
A ação busca incentivar o autocuidado na terceira idade, promovendo uma vida mais saudável e com qualidade. A programação inclui palestras, cuidados estéticos e aulas de exercícios físicos. Em algumas regiões, também serão distribuídos kits de higiene pessoal e de beleza, contendo itens como esmalte e lixa de unha.
“O que mais gostei foi o cuidado que todos tiveram conosco, desde os profissionais até os organizadores”, contou Elza Kazuko, de 71 anos, participante da edição de 2023 no Paraná. “Ajudou-me a enxergar a beleza que existe em todas as idades e acreditar mais em mim mesma. Saí de lá com a autoestima renovada e com novas amizades, que fiz durante o evento”.
Elza também falou sobre suas expectativas: “Estou contando os dias para a edição deste ano. Desta vez, quero trabalhar como voluntária e ajudar outras pessoas”.
Em São Paulo, a ação principal ocorrerá no sábado (21), a partir das 9h, na Rua da Cachoeira, 670 — Belém. No local, 149 voluntários, incluindo 65 profissionais, realizarão cortes de cabelo, serviços de manicure e design de sobrancelhas. Além disso, haverá uma palestra especial, ministrada por uma nutricionista.
Beleza em todas as fases da vida
Para a voluntária e podóloga Cleusa de Oliveira, de 67 anos, iniciativas como essa são fundamentais, pois “valorizam a pessoa idosa, mostrando que a beleza, a autoestima e o cuidado pessoal não têm limites de idade”. Ela acredita também que essas ações ajudam a “proporcionar momentos de alegria, bem-estar e reconhecimento, além de resgatar a confiança e reforçar o papel importante dos idosos na sociedade”.
Pessoas idosas que relatam sentir solidão têm quatro vezes mais chances de desenvolver depressão, de acordo com uma pesquisa da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).
Apesar de o evento oferecer cuidados voltados para a aparência, o responsável pelo Calebe Universal, Valter Pereira, destaca que o mais importante é a beleza interior. “Quando estamos bem internamente, isso se reflete no exterior e impacta a forma como cuidamos da saúde e da estética. Estar em harmonia consigo mesmo transforma não apenas a aparência, mas também a maneira como nos sentimos”, avalia.