Quarta edição do ‘Movimento Especial’ beneficiará a população idosa do Brasil e mais 61 países
Cerca de 45,8 mil idosos brasileiros terão acesso a serviços gratuitos nas áreas de saúde, beleza e jurídica
Neste final de semana, nos dias 18 e 19 de janeiro, o Calebe Universal realizará o seu primeiro evento de alcance internacional de 2025: a quarta edição do “Movimento Especial”. O acontecimento, que ocorrerá no Brasil e em mais 61 países, visa destacar as ações do programa social voltadas para a terceira idade, oferecendo uma programação diversificada, com apresentações de coral, exposições e serviços gratuitos nas áreas de saúde, beleza e jurídica.
No Brasil, cerca de 7,1 mil voluntários participarão da iniciativa, que beneficiará aproximadamente 45,8 mil idosos em 2,1 mil cidades dos 26 estados e no Distrito Federal. A programação traz diversos serviços gratuitos, como atendimentos de beleza, incluindo manicure, cabeleireiro, design de sobrancelhas e maquiagem; serviços de saúde, com orientação médica, atividades físicas e massagens; e apoio jurídico, para aqueles que necessitam.
Em São Paulo, a ação ocorrerá no sábado (18), a partir das 9h, na Rua Augusto Carlos Bauman, 485, no bairro Itaquera, zona leste da capital. Além dos atendimentos gratuitos, os participantes também poderão se inscrever no Projeto Ler e Escrever, que beneficiou 22,6 mil pessoas nos últimos quatro anos, por meio da oferta de aulas de alfabetização e cursos profissionalizantes. A expectativa de público é de 600 pessoas.
Uma pesquisa recente do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) revela que, entre 2000 e 2023, a população brasileira com 60 anos, ou acima desta idade, mais do que dobrou. De 15,2 milhões, o número de idosos subiu para 33 milhões em pouco mais de duas décadas — o que reforça a importância de ações voltadas para a terceira idade.
Exposições e oficinas
Muitas localidades contarão com apresentações de corais formados por voluntários do programa social e postos de arrecadação de fraldas geriátricas, alimentos, produtos de higiene e limpeza. Os itens coletados serão utilizados pelo projeto Calebe Intercessor, que presta assistência a casas de repouso.
O “Movimento Especial” também promoverá uma apresentação dos projetos desenvolvidos pelo Calebe, com estandes dedicados a apresentar suas iniciativas e trabalhos realizados. Haverá, ainda, exposições de artesanato feito pelos integrantes e, em algumas cidades, oficinas práticas para ensinar habilidades manuais aos interessados.
Impacto positivo
Segundo Valter Pereira, responsável pelo Calebe Universal, o evento oferecerá aos participantes a oportunidade de “conhecer os projetos e atividades que realizamos, além de se tornarem integrantes do grupo, caso desejem”. A proposta também é divulgar o programa social para todos, especialmente aqueles que têm “familiares e amigos na terceira idade, que poderiam se beneficiar ao participar de aulas de artesanato e ginástica”.
A radialista Laura Duarte, de 38 anos, voluntária do Calebe no Mato Grosso, destaca o impacto significativo de iniciativas como essa na vida das pessoas idosas. “Essas ações vão muito além do cuidado com a saúde física. Elas resgatam a autoestima, promovem inclusão social e criam um ambiente em que os idosos se sentem valorizados e ouvidos”.