Que tipo de cristão você é?
Essa pergunta foi feita pelo Bispo Edir Macedo, durante a reunião de obreiros realizada no último sábado (23), no Templo de Salomão. Confira
Na reunião de obreiros realizada no último sábado (23) o Bispo Edir Macedo falou sobre Esaú, das consequências de ele ter desprezado o seu direito de primogenitura e, por isso, foi odiado por Deus.
Eu vos tenho amado, diz o Senhor. Mas vós dizeis: Em que nos tens amado? Não era Esaú irmão de Jacó? Disse o Senhor; todavia amei a Jacó, e odiei a Esaú; e fiz dos seus montes uma desolação, e dei a sua herança aos chacais do deserto. Malaquias 1:2,3
Mas, por que Deus odiou Esaú? Qual foi o pecado dele?
“O pecado de Esaú não foi adultério, não foi roubo, mentira, engano, o pecado de Esaú se resume no que ele deixou ou desdenhou, ou desprezou que Deus lhe havia dado”, esclareceu o Bispo.
Ele esclarece ainda que Esaú foi escolhido por Deus, pois, quem escolhe o primogênito não é o pai e nem a mãe, quem escolhe o primogênito é Deus. Esaú era gêmeo com o irmão Jacó, mas ele saiu primeiro.
Significado da primogenitura
O Bispo Macedo explica que antigamente ser primogênito significava dar continuidade a clã do seu pai. Abraão foi o primeiro a receber esse direito de primogenitura.
“Abraão recebeu a bênção quando Deus disse assim: ‘Sê tu uma bênção, abençoarei os que te abençoarem e amaldiçoarei os que te amaldiçoarem’ (Gn 12:3) Então, naquele momento Abraão recebeu toda autoridade de Deus aqui na Terra. A autoridade que Adão e Eva tinham perdido com o pecado Deus havia dado de novo agora para Abraão”, destacou.
Assim, Abraão passou essa bênção para Isaque. Isaque, por sua vez, iria passar para o seu primogênito, que era Esaú.
Mas, apesar de saber dos direitos e privilégios da primogenitura, Esaú desprezou e trocou a bênção por um prato de lentilha.
Não despreze a unção do Espírito Santo
De acordo com o Bispo Macedo, é como se hoje ele desprezasse o batismo com o Espírito Santo.
“É o que tem acontecido na maioria dos casos entre pessoas que conhecem a Palavra, sabem dos seus direitos, conquistaram bênçãos por conta da fé, mas desprezaram a unção do Espírito Santo, fizeram pouco caso do Espírito Santo”, lamentou.
Que tipo de cristão você é?
É possível diferenciar um cristão de outro. Segundo o Bispo, há aqueles que são quentes, que estão na fé, e há os mornos e frios. “Que tipo de cristão você é? ”, perguntou.
“O morno está sempre querendo receber. Mas a fonte não recebe, a fonte só dá. Mas têm cristãos que já são como os montes de Esaú, que já têm a sua herança dada aos chacais do deserto. Eles se mantêm com o nariz empinado, não querem se humilhar. São os mornos ou frios na fé que não são mais fontes. A fonte secou mas continuam usando um uniforme”, explicou.
É para esse tipo de cristão que o Senhor Jesus diz:
Assim, porque és morno, e não és frio nem quente, vomitar-te-ei da minha boca. Apocalipse 3:16
Ainda há chance para você
Se você reconhece que está na mesma condição de Esaú, mas dentro de você ainda existe o desejo de servir a Deus, saiba que assim como houve chance para Adão e Eva ainda há chance também para você.
Eu repreendo e castigo a todos quantos amo; sê pois zeloso e arrepende-te. Apocalipse 3:19
Você pode assistir essa e outras reuniões pelo Univer vídeo. Acesse aqui.