Quebrada City
Evento oferece esperança para crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade
O recomeço foi o tema da segunda edição do Quebrada City, evento que reuniu mais de 700 crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social no dia 1o. de setembro, em São Paulo.
O Pastor Ulisses Gomes, responsável nacional pelo Universal Socioeducativo (USE), projeto mantido pela Universal, explicou ao portal R7 que o público presente à iniciativa era composto por jovens residentes em abrigos assistidos pelo programa social, além de ex-internos de instituições socioeducativas e moradores de ocupações. “Alcançar jovens e adolescentes antes que o crime os alcance. Por esse motivo, estamos realizando um evento na linguagem deles, para atrair sua atenção, resgatálos e mostrar o caminho do recomeço”, declarou.
À Record, o Pastor Ulisses explicou que “quem vê a história desses adolescentes, vê que eles precisam recomeçar porque muitos começaram a usar drogas, foram vítimas de abusos, foram vítimas de tantas coisas e a gente entende que é necessário recomeçar”.
O evento, organizado pelos auxiliares do USE, aconteceu na Fábrica de Cultura Parque Belém, situada na zona leste paulistana, e foi transmitido simultaneamente para mais de três mil internos da Fundação Casa do Estado.
Um dos convidados foi um jovem de 17 anos que há quatro meses saiu da Fundação Casa. Ele falou da importância do apoio que recebeu por meio do USE: “eu me sentia sozinho, preocupado, não querendo saber nada da vida, querendo sair para o ‘mundão’, beber e fumar, mas agora eu estou firme, graças a Deus”.
O voluntário Fabiano Padovan, que no passado contou com o apoio do USE para reconstruir sua vida, relatou: “hoje eu posso dizer que vivi os dois lados da moeda: daquele jovem que está preso, está na criminalidade, na vida errada, e do jovem que conseguiu mudar de vida, que tem paz e tem alegria”.
Arte e conversa
Durante o Quebrada City – O Recomeço, apresentações musicais e de peças teatrais baseadas em histórias verídicas de superação foram exibidas e transmitiram mensagens de motivação e esperança em relação à oportunidade de seguir uma nova vida. A voluntária Loren dos Santos afirmou que “o teatro apresentado contou a história que os espectadores vivem. Então, para mim, como voluntária, foi muito forte, foi muito bacana e eu tenho certeza que falou muito no coração deles. Foi uma tarde inesquecível”.
O evento ainda contou com danças apresentadas por jovens refugiados de Angola e com palestras. “Nós procuramos levar a educação, sobretudo a fé, a esses jovens e os resultados provam que esse trabalho vale a pena”, explicou o Bispo Márcio Carotti, que foi um dos palestrantes. Ele ainda acrescentou que “quando a pessoa não tem mais esperança, ela não tem mais vontade de viver, ela não tem mais ânimo, ela não tem mais disposição para nada na vida. Mas, quando ela vai vendo o resultado, ela se anima e nós que fazemos o trabalho também nos animamos, porque todo mundo quer ter resultado, tanto quem está participando quanto aqueles que estão à frente do trabalho”.
O Bispo Carotti e o Pastor Ulisses ministraram uma palestra em que falaram dos dilemas construídos pela sociedade e mostraram que uma decisão acompanhada de sinceridade é, sim, capaz de levar aqueles que desejam a um recomeço.
Para Danielle Carotti, esposa do Bispo Márcio, “o diferencial no trabalho realizado está justamente na questão espiritual que a gente leva, o que dá a condição de a pessoa seguir o caminho”.
Na ocasião também estiveram presentes autoridades políticas e espirituais, como o vereador Sansão Pereira (Republicanos), o Bispo Marcus Vinícius e os Pastores Walber Barboza, Filipe Santos e Guilherme Grando.
No encerramento, todos participaram de uma oração especial que teve o intuito de promover uma transformação completa que ocorra de dentro para fora.
Saiba mais:
Leia as demais matérias dessa e de outras edições da Folha Universal, clicando aqui. Folha Universal, informações para a vida!