Quem edifica o seu trabalho?

Saiba o segredo para ter bom êxito naquilo que realiza e não ir para a bancarrota

Imagem de capa - Quem edifica o seu trabalho?

Aprenda com um registro bíblico do rei mais próspero que já existiu: Salomão. Ele recebeu do Senhor a sabedoria que havia Lhe pedido e também riquezas inigualáveis, como disse o próprio Deus, que afirmou que o faria prosperar de modo que não houvesse entre os reis um igual a ele (leia mais em 1 Reis 3.13).

Este sábio e rico rei tinha autoridade e propriedade para falar de êxito. Observe o peso de seu discurso quando ele disse: “Se o Senhor não edificar a casa, em vão trabalham os que a edificam; se o Senhor não guardar a cidade, em vão vigia a sentinela.” (Salmos 127.1).

Com essas palavras, Salomão alertava que se o Senhor não construísse a vida de uma pessoa, todo o seu trabalho em tentar construí-la seria em vão. Ou seja, sem parceria com Deus o indivíduo pode trabalhar de sol a sol, se esmerar para ser bem-sucedido, colecionar diplomas e qualificações, mas nada disso vai lhe trazer satisfação. Se ele contar apenas com a força do braço, as eventuais conquistas – naturais pelo empenho – não vão permanecer tampouco se multiplicar. Então, o resultado do trabalho da pessoa corre o risco de, a qualquer momento, escorrer feito água entre seus dedos.

Ainda que haja reiterado esforço, a realização satisfatória e a prosperidade só serão garantidas se Deus estiver no comando. Se o Senhor não edificar o trabalho, os sonhos, os projetos e não estiver à frente deles, todo o empenho será inútil e todo empreendimento, por melhor que seja, pode fracassar.

Vida fracassada
Foi o que aconteceu com o empresário Rodrigo da Silva de Souza Andrade, (foto abaixo)  de 38 anos. Ele conta que colocava toda a sua força na área profissional. Como assalariado, trabalhou por 13 anos em uma empresa, seis deles como gerente. “Eu vestia a camisa da empresa, dava o meu melhor e não media esforços. Meu salário era bom, mas assim que eu recebia, o dinheiro ia embora. Eu nem conseguia me manter.

Era difícil entender o que acontecia”, diz.

Rodrigo explica que sua situação financeira era tão difícil que não conseguia pagar o aluguel de sua casa. Por isso, chegou a morar de favor em um alojamento improvisado na empresa onde trabalhava.

Ele menciona que sonhava em mudar de vida e formar uma família, mas, por mais que se esforçasse para isso, não via resultados positivos. Em consequência dessa frustração, Rodrigo ficou dependente de bebida alcoólica. “Passei a não ter mais moral por causa do vício. As pessoas reconheciam que eu era trabalhador, mas viam que eu tinha uma vida fracassada. Era vergonhoso”, afirma.

Pacto com Deus
Ao ver a situação de fracasso na vida de Rodrigo, seu tio Evanildo da Silva Souza convidou-o para participar de uma palestra motivacional para o sucesso financeiro, realizada todas as segundas-feiras nos templos da Universal. Dessa forma, em 2016, Rodrigo foi pela primeira vez à reunião Nação dos 318, na Universal no Rio de Janeiro. Ele garante que desde aquele dia sua vida não é mais a mesma.

“Ouvi falar da vida com Deus, da parceria e da fidelidade a Ele. Foi tudo muito claro e rápido para mim. Assim como eu colocava força no trabalho, passei a colocar força na Fé. Fiz um pacto com Deus e me lancei. Logo me libertei do vício e me tornei dizimista fiel. Não deixo de honrar a Deus com tudo o que tenho. Posso dizer que Deus edificou a minha vida depois que passei a obedecer ao que aprendi na Nação dos 318”, relata.

Vida nova e edificada
Rodrigo revela que estava acomodado com a vida limitada que levava. Contudo, quando aprendeu a importância do uso da Fé, passou a ter uma visão diferente. Ele decidiu que não trabalharia mais para terceiros e, em 2018, montou seu negócio próprio no ramo de alimentação. “Pedi demissão no meu trabalho e todos me criticaram, mas eu estava confiante que com Deus à frente eu não tinha por que temer. E assim montei a minha primeira churrascaria. O retorno foi muito rápido. Antes eu vivia em um alojamento, mas hoje tenho casas, terrenos, duas churrascarias e o carro que desejei. Por meio da parceria com Deus, minha vida foi transformada, conquistei o respeito das pessoas e formei minha família. Hoje vivo feliz com minha esposa”, comemora.

O bem maior
As churrascarias de Rodrigo, quando ele conversou com a Folha Universal, estavam fechadas para o público em atendimento às medidas de distanciamento social determinadas pelas autoridades visando combater o novo coronavírus. Mas ele adotou o delivery (entrega em casa) e o sucesso nas vendas continua. “Para quem coloca Deus à frente não tem erro nem crise. De todas as minhas conquistas – e sei que muitas outras virão – a de mais valor é a minha vida com Deus, o Espírito Santo que me guia e me dá paz. E, quanto ao resto, vivo de Fé em Fé. O meu porto seguro é o Altar do Senhor”, finaliza.

imagem do author
Colaborador

Kelly Lopes / Fotos: Getty Images e Mídia FJU