Quem eram os anciãos e quais eram as funções deles?
Saiba as respostas na coluna Reis Responde
Quem eram os anciãos?
Os anciãos eram os homens que tinham uma grande autoridade entre o povo, normalmente por conta da idade e da posição social.
A primeira menção significativa a eles é feita no Livro dos Números onde Deus ordenou a Moisés reunir os 70 homens já conhecidos entre as pessoas. Os anciãos estiveram com Moisés em todas as ocasiões importantes, inclusive, na entrega das leis (Êxodo 24:1).
Assim, um ancião era considerado uma pessoa de respeito e reverência. Também denotava um cargo político (Números 22:7). Ao longo de toda a história bíblica, é possível encontrar menções feitas aos anciãos como pessoas que tinham autoridade entre o povo.
Quais eram as funções dos anciãos?
Eles aparecem como homens de grande influência. Também são descritos como representantes da comunidade, assim, eram um meio do povo comunicar-se com os dirigentes da nação.
Em geral, durante a longa história de Israel, o papel do ancião sem dúvida mudou. Eles eram os homens mais velhos da comunidade e, por causa da sabedoria e a natural honra, se tornaram administradores. Mas, de forma geral, sempre tiveram a função de intervir nos interesses da família, do clã e da comunidade.
A Bíblia aponta que a função comunitária dos anciãos continua mesmo após o estabelecimento da monarquia.