Quem foram os juízes de Israel?
Relembre também a trajetória do juiz Eli na superprodução Reis, série exibida na Record TV
Quem foram os juízes de Israel?
Otoniel; Eúde; Sangar; Débora; Gideão; Tolá; Jair; Jefté; Ibsã; Elom; Abdom; Sansão; Eli; Samuel.
Relembre a trajetória do juiz Eli na superprodução Reis
Na primeira temporada de Reis – A Decepção, o juiz Eli (José Rubens Chachá) enfrentou altos e baixos no comando da nação de Israel. Ao lado dos filhos Hofni (Vinícius Redd) e Finéias (Edu Porto), ele cometeu transgressões contra Deus e rendeu comentários do público.
Na trama, Eli ficou conhecido por defender os filhos Hofni e Finéias a qualquer custo. Mesmo que, para isso, se afastasse do Senhor. Quando um fiel foi entregar o sacrifício a Deus no Tabernáculo, ele percebeu algo estranho na atitude dos irmãos (Hofni e Finéias). O rapaz denunciou a dupla a Eli, que recriminou tal acusação e ordenou que o homem partisse em paz.
Ana, antes estéril, clamou a Deus no Tabernáculo. Ao observar a mulher aos prantos, Eli a acusou de estar embriagada, mas logo percebeu que estava equivocado em sua acusação. Emocionado com sua atitude, o juiz se desculpou: “Que Deus lhe conceda tudo o que pediu”, disse.
Novamente, as acusações contra Hofni e Finéias chegaram a Eli. Ada (Giselle Tigre) contou ao juiz que a dupla estava roubando os sacrifícios do Tabernáculo. No entanto, ele preferiu acreditar na inocência dos filhos. Após uma conversa com os levitas, Eli ficou surpreso com o número de testemunhas contra os dois sacerdotes e ficou desconfiado.
Ao serem confrontados por Eli, Hofni e Finéias confessaram os crimes delatados pelos levitas, mas o primogênito (Hofni) amenizou a gravidade da situação. Mesmo decepcionado ao saber de tantas transgressões, Eli apenas os avisou sobre o juízo de Deus.
Chegado o dia em que Ana deveria cumprir seu voto com o Senhor, ela vai até Siló e, ao lado de Elcana, entrega Samuel ao juiz Eli. “Deus concedeu meu pedido, agora é hora de cumprir minha promessa”, explica ela ao sumo sacerdote, que recebe o menino com emoção.
Alguns dias depois, Eli foi surpreendido com a visita inesperada de um mensageiro de Deus. Além das críticas sobre sua conduta no Tabernáculo, o juiz recebeu um alerta sobre uma maldição contra seus filhos.
Junto com Malquias (Daniel Blanco), Ada e Sâmila (Natália Ferrari) contaram para Eli sobre o abuso de Finéias. Com o apoio de Hofni, o sacerdote inventou mentiras e negou as acusações da jovem. O juiz acreditou no filho e expulsou a família de Ada do Tabernáculo.
Apesar de encobrir a desobediência de Hofni e Finéias, Eli foi um homem bom na criação de Samuel. Com o passar dos anos, eles desenvolveram um elo de pai e filho. Quando Deus chamou o menino pela primeira vez, ele recorreu ao sumo sacerdote e recebeu um conselho: “Responda assim: fala Senhor que o Teu servo te ouve”, disse o juiz.
Após ouvir as críticas de Hofni e Finéias sobre Samuel, Eli se irritou e ignorou as reclamações. Mais tarde, no entanto, o juiz se deixou levar pelas palavras dos filhos, começou a ver Samuel como uma ameaça ao seu poder e pediu para que o jovem deixasse Siló.
Com o sinal da Torre de Siló tocando, Ner (Felipe Coutinho) correu para avisar Eli sobre a guerra. Samuel, então, se ofereceu para ficar na cidade e ajudar o povo, mas o juiz reconheceu seus erros e preferiu poupar o jovem, além de lembrá-lo de sua missão ao lado de Deus.
Como pedido dos anciãos de Israel, Hofni e Finéias receberam a missão de levar a Arca da Aliança para a próxima batalha. O fato, então, deixou Eli preocupado com a ida dos filhos, por se lembrar da mensagem de Deus que revelava a morte dos dois.
Durante a guerra entre os exércitos de Israel e Filistia, Hofni e Finéias foram mortos por Luciér, conhecido antigamente como Malquias. Ao receber a notícia, Eli não resistiu e também faleceu.
A série Reis vai ao ar de segunda a sexta, às 21h, na Record TV.
Episódios na íntegra estão disponíveis em PlayPlus.com.
(*) Com informações “Reis / R7”