Quem se divorciou pode se casar de novo?
No programa Escola do Amor Responde, o aluno David perguntou a Renato e Cristiane Cardoso se ele pode se casar de novo, depois de ter se divorciado. Ele também pediu que o casal explicasse o que a Palavra de Deus diz sobre esse assunto. Confira as orientações que eles deram ao aluno.
ALUNO – Meu nome é David. Meu antigo casamento começou na Igreja, mas terminou. Hoje minha ex-mulher tem outra família e outros filhos. Quero saber se também posso me casar de novo. O que a Palavra de Deus diz?
RENATO – É difícil falarmos categoricamente sobre isso, porque esse casamento começou na Igreja, ou seja, vocês estavam bem conscientes da seriedade desse tipo de aliança. Só para contextualizar, a Palavra de Deus diz, em Mateus 19, que quando Jesus foi questionado pelos fariseus se era legal dar carta de divórcio, ele deu autorização para o divórcio quando houver infidelidade e citou o caso da decisão de Moisés em relação ao tema. A separação é permitida por Deus quando há traições. Se hoje eu me divorciasse da Cristiane, estaria agindo contrariamente a essa Palavra e desobedecendo a esse mandamento. Então, por vocês serem duas pessoas que conhecem a Sua Palavra, Deus quer que tenham seriedade com a aliança do casamento, senão vira bagunça e isso é algo que não podemos levar para os incrédulos. Agora, é verdade que nem todos que estão na Igreja são crentes e têm consciência disso. É importante que você entenda que uma ligação com a igreja significa conversão às leis de Deus.
CRISTIANE – Muitas pessoas até conhecem a Palavra, mas tiveram um enfraquecimento da vida espiritual porque não deram valor a isso e o casamento delas ficou enfraquecido. Depois de um tempo, elas não veem alternativa a não ser se divorciar. Elas pensam que tentaram salvar o casamento e não funcionou, mas, na verdade, o distanciamento delas da fé as levou a considerar a separação. Então, hoje, David, a situação é que sua ex-esposa já tem uma vida com outra pessoa. Vocês dois erraram, mas a Palavra de Deus também diz que temos de deixar o passado para trás e olhar para a frente. Em outras palavras: pare de errar. Hoje você não pode dizer a ela todos os erros que cometeram nem propor que ela deixe o atual marido e volte com você.
RENATO – Deus é prático e vemos isso quando ele encontrou a mulher samaritana. Ela já tinha se casado cinco vezes e estava em um relacionamento com alguém que não era o marido dela, mas, apesar disso, Jesus não a mandou de volta para os maridos que ela já teve, pois a vida dela já estava tão bagunçada que a coisa mais prática que ela deveria fazer a partir daquele momento era deixar de errar. A aliança entre duas pessoas conhecedoras da Palavra é inquebrável, deve ser respeitada e o divórcio não é uma opção. Por isso, quando a Cristiane pediu o divórcio, eu fui contra porque respeito a aliança que foi feita. Agora, na prática, a coisa pode ser mais complicada. Por exemplo: uma pessoa pode estar em uma Igreja e se casar com alguém que não tem nada de Deus e que arrebenta a vida dela. Essa pessoa não pode ficar amarrada a quem fez mal a ela para o resto da vida.
CRISTIANE – E também tem o caso do jugo desigual, pois ambas podem estar na Igreja, mas uma pratica os ensinamentos e a outra não. Uma pessoa que teme a Deus quer mudar e resolver os problemas, mas aquela que não O teme não vai concordar com essa aliança e vai querer partir para outra. A Palavra de Deus diz que se a esposa ou o marido quiser o divórcio, tem que deixar a pessoa ir, por mais que você não queira, pois você não poderá impor sua fidelidade a Deus a outra pessoa.
RENATO – Se você vai se casar e quer agir de acordo com a Palavra de Deus, siga à risca a Palavra dEle para não fazer descaso do que Ele diz e ficar em uma situação como essa, em que você quer fazer dar certo, mas o cônjuge não tem o mesmo sentimento
ou pensamento. No entanto, Paulo diz que se o cônjuge o abandonar, você deve seguir em frente.