Quem sofre mais, o traidor ou o traído?

Cristiane Cardoso reflete sobre o assunto. Confira

Imagem de capa - Quem sofre mais, o traidor ou o traído?

Se você conhece a história de Davi, certamente sabe das terríveis consequências – espirituais, emocionais, físicas e familiares – que ele teve que enfrentar depois de ter cometido adultério com Bateseba.

Também sabe do quanto Urias, que era um dos valentes de Davi e marido de Bateseba, foi injustiçado.  Pois, além de ter sido traído pela esposa, foi traído pelo rei – por quem tinha profunda admiração e a quem sempre foi leal. Não bastasse isso, ainda foi condenado a morte pelo próprio rei, para que o seu pecado não fosse descoberto.

No caso de Urias, de certa forma ele foi poupado da dor da traição, já que morreu sem saber dela. Já Davi…

Confira a cena do último encontro entre Davi e Urias, antes dele ser enviado para a frente e batalha e ser morto: 

O martírio de Davi:

Pois é, quem está acompanhando a sétima temporada de Reis – “O Pecado”, tem visto o martírio de Davi, já que ao escolher satisfazer o seu desejo, abriu mão da comunhão que tinha com Deus e, consequentemente, se afastou dEle. Somado a isto, veio o sentimento de culpa, o remorso e sua alma foi tomada de angústia. E tudo isso se refletiu no seu corpo em forma de feridas, como pudemos ver nos últimos episódios que foram ao ar. E isso é só o começo.

De quem é a maior dor:

Mas, e quando a pessoa descobre a traição? Será que a dor dela é maior do que a de quem traiu?

Cristiane Cardoso reflete a respeito:

  • “Eu já fui traída por algumas amizades que eu achava serem verdadeiras, que só me usaram para conseguir o que queriam e quando o tempo revelou o quanto me desdenhavam, sofri… não entendi o que eu fiz de tão ruim para ‘merecer’ tanta decepção … mas depois do choro veio o consolo do Espírito Santo, que disse em meu ser, ‘você só Me serviu, não se deixe abater por quem não fez o mesmo’.
  • O justo que é traído sofre a decepção com o alheio, mas só isso. Já o traidor sofre a decepção consigo mesmo, não adianta se lavar, chorar, fazer caridade, fingir que nada aconteceu, nem compensar de alguma forma – antes de decepcionar os outros, ele se decepcionou e vai ter que conviver com o tipo de pessoa que se tornou até pedir perdão e pagar pelo que fez. Só então vai poder achar o perdão de Deus e consequentemente o próprio perdão e mudar de vida. ”
Vem aí a 8ª temporada de Reis – “A Consequência”:

Na oitava temporada, que estreia no próximo dia 17, veremos o alto preço que Davi pagou pelo seu pecado e o quanto que ele sofreu por isso. Pois, embora mais tarde ele tenha se arrependido e alcançado o perdão de Deus, não foi poupado das consequências do seu erro. Ninguém é.

Acompanhe:

A série Reis é transmitida de segunda a sexta, a partir das 21 horas, na Record TV e no Univer Vídeo.

 

 

 

 

 

imagem do author
Colaborador

Jeane Vidal / Foto: Reprodução