Raro tecido avermelhado de 4 mil anos é encontrado na Judeia

As cores avermelhadas eram utilizadas em ocasiões nobres e, inclusive, fez parte da construção do Tabernáculo de Moisés

Imagem de capa - Raro tecido avermelhado de 4 mil anos é encontrado na Judeia

Em uma caverna no deserto da Judeia, um pequeno tecido vermelho, datado com cerca de 4 mil anos, foi encontrado. A descoberta foi importante porque, até então, não se tinha alguma evidência material do uso dessa cor em tecidos daqueles tempos naquela região.

O quadro geral:

  • Na Bíblia, vemos que tons avermelhados em tecidos eram usados em situações nobres. O tom vermelho, por exemplo, podia remeter à realeza e foi utilizado, inclusive, para compor o revestimento do Tabernáculo de Moisés (imagem da réplica localizada no Templo de Salomão, em São Paulo): “Assim todo o sábio de coração, entre os que faziam a obra, fez o tabernáculo de dez cortinas de linho fino torcido, e de azul, e de púrpura, e de carmesim, com querubins; da obra mais esmerada as fez” (Êxodo 378).
  • O objeto foi encontrado na “Caverna dos Crânios” por pesquisadores da Universidade Bar-Ilan e da Universidade Hebraica, em 2016.
  • A cor avermelhada foi extraída de insetos esmagados por volta de 1954 a 1767 a.C (antes de Cristo). E este foi o primeiro material do tipo encontrado na região da Judeia (embora, a cor também fosse utilizada por outros povos da época).
  • Acredita-se que o tecido não foi feito na Judeia, mas na região do Mediterrâneo ou na Europa central, que são as possíveis localidades em que o inseto pode ser encontrado. Era um produto caro que fazia parte das rotas de comércio.
  • “A cor vermelha tem tido um simbolismo e significado histórico significativo ao longo da história e pode ser produzida a partir de várias fontes, incluindo plantas e animais. Alguns dos corantes vermelhos mais luxuosos foram derivados de várias espécies de insetos escamados, particularmente aqueles da superfamília Coccoidae. Hoje, métodos analíticos avançados permitem rastrear as origens dos corantes mesmo depois de milhares de anos, fornecendo insights sobre as capacidades tecnológicas do mundo antigo, bem como as condições econômicas e sociais do passado”, explicam os autores no trabalho.
  • As informações são do estudo “Evidências iniciais de um tecido tingido arqueologicamente usando insetos escamados: A Caverna dos Crânios, Israel“.

O que notar:

Embora há pessoas que contestem os conteúdos da Bíblia, há inúmeras evidências materiais que apontam para os relatos do Texto Sagrado. Cópias da Bíblia de diferentes épocas já foram comparadas e o conteúdo se manteve congruente. Além disso, autores bíblicos de diferentes épocas, conversam entre si, o que aponta para a inspiração do Espírito Santo nas Escrituras.

Conheça o Jardim Bíblico do Templo de Salomão:

  • Para agendar um tour temático ou obter mais informações, entre em contato pelo e-mail passeio@jardimbiblico.com ou pelo WhatsApp (somente texto) +55 (11) 3573-3641 (das 8h30 às 19h30).
  • São realizados passeios todos os dias, das 9h às 11h e das 14h às 18h.
  • Acompanhe também a página oficial do Jardim Bíblico no Facebook e no Instagram.
imagem do author
Colaborador

Da Redação / Foto: Reprodução Sukenik et al., 2024