Record TV é a única a ganhar público na tevê aberta
Levantamento dos primeiros anos do século 21 indicam que a emissora chama a atenção por ter mais telespectadores enquanto as outras perdem os seus de forma significativa, inclusive a Globo
A Record TV foi a única emissora a ganhar público entre os canais abertos, segundo um levantamento da Kantar Ibope, que também indica que nestes primeiros 20 anos do século 21 houve 20% a mais de televisões ligadas no Brasil. Essa foi a pesquisa sobre TV aberta mais abrangente já feita no País.
Todas as emissoras analisadas tiveram queda de audiência (TVs ligadas em relação ao total de pessoas/domicílios de uma localidade) e share (porcentagem de televisores sintonizados na emissora em relação ao número total de aparelhos ligados), menos a Record TV, que subiu 51% em audiência e 26% em share.
Efeitos da covid
A pandemia do novo coronavírus impactou diretamente os hábitos de consumo e de comportamento da população mundial. No Brasil não foi diferente. O distanciamento social e a necessidade de ficar mais em casa aumentaram o tempo que as pessoas assistem à TV, que se tornou um dos principais canais de comunicação e de obtenção de informações sobre a disseminação da doença e sobre os cuidados para não ser infectado. Segundo a Kantar Ibope, em março, início da quarentena, 77% da população já citava a televisão como o meio mais confiável nesse sentido.
Os programas jornalísticos tiveram alta de 17% em audiência Brasil afora, segundo o estudo. Os infantis subiram 14%, principalmente pelo fato de as crianças estarem com as aulas presenciais suspensas. A pesquisa aponta que essas tendências favoráveis à televisão continuarão depois da pandemia, pois o público se acostumou a confiar mais nela, desconfiando mais da internet e sua grande quantidade de fake news (notícias falsas), principalmente nas redes sociais, nas quais qualquer um pode publicar o que quiser, sem critério ético nem jornalístico.
Qualidade determinante
Também é efeito da pandemia muitos telespectadores terem se tornado mais críticos com as antes predominantes emissoras de TV. Esses canais antes recebiam somas gigantescas de dinheiro público para veicular propagandas dos governos anteriores, cessadas depois que o atual presidente da República, Jair Bolsonaro, assumiu.
Isso gerou revolta dos donos dessas emissoras, que voltaram suas programações para difamar de todas as formas possíveis o presidente, o que gerou irritação por parte das pessoas que antes ficavam à frente do televisor sem questionar as informações transmitidas.
Contudo a pesquisa da Kantar mostra que a melhora no senso crítico do povo tem melhorado nos últimos 20 anos e não se trata só de um efeito do isolamento social.