Reino Unido 30 anos: uma obra prevalecente

Universal completa três décadas, com quase 40 igrejas na região; é como se, a cada ano, pelo menos uma igreja tivesse sido aberta por lá desde a inauguração. Ações incluem o Food Bank, que doa alimentos, anualmente, para cerca de 100 mil pessoas

Imagem de capa - Reino Unido 30 anos: uma obra prevalecente

Era 1º de janeiro de 1995 quando o Bispo Renato Cardoso e sua esposa, Cristiane, desembarcaram no aeroporto de Londres para iniciar a obra de Deus na Inglaterra. Eles atenderam a um chamado para começar o trabalho no Reino Unido e partiram da Cidade do Cabo, na África do Sul, no dia 31 de dezembro de 1994. E decidiram passar o réveillon a bordo de uma aeronave para começar um novo tempo de muita coragem, ousadia e fé.

O Bispo Renato tinha 23 anos de idade quando assumiu a missão de desbravar o trabalho entre os ingleses. Trinta anos depois, a Igreja conta com 39 templos nos quatro países do Reino Unido: Inglaterra, País de Gales, Escócia e Irlanda do Norte. A maioria dos fiéis e visitantes fala inglês, mas também existe trabalho realizado em português e em espanhol.

“A maior alegria, quando a gente pensa no trabalho, são as pessoas. Não é o imóvel, não são as conquistas materiais, mas as pessoas que ali estão. E o que receberam foi tão forte, que elas continuam ajudando outras pessoas, a essência do evangelho”, disse o Bispo Renato.

Assim como ocorre em todos os lugares onde a Universal está, os programas sociais no Reino Unido também alcançam, ali, os necessitados. Só o banco de alimentos da Unisocial atende milhares de pessoas com regularidade, em praticamente todos os templos. Hoje, cerca de 11 mil voluntários participam das ações.

 

Berço de ações sociais

“O banco de alimentos, em inglês, ‘Food Bank’, é uma iniciativa que teve início em 2016. Começamos por distribuir comida para algumas dezenas de pessoas. Hoje, são quase duas mil que recebem doações de alimento aos sábados no país inteiro”, explica o Bispo James Marques, responsável pela Universal no Reino Unido.

Outro programa que se destacou na Inglaterra foi o Anjos da Madrugada, que nasceu
no Reino Unido com o Bispo Celso Júnior e, depois, foi implementado no Brasil. E há
também ações nos hospitais e jogos de futebol organizados para promover a unidade
de jovens de várias partes de Londres, de forma a enfrentar e reduzir a rixa entre gangues na cidade.

“Esse aniversário de 30 anos significa o cumprimento do mandamento do Senhor Jesus de pregar o evangelho para toda criatura e em todas as nações. Agora, com vários pastores nascidos neste país, e quase 40 igrejas no país todo, vemos que, apesar de muitas lutas e desafios, Deus tem trazido os sofridos até Sua casa, e os mesmos têm conhecido o Deus vivo que pregamos”, destacou o Bispo James, que é português e chegou à Inglaterra em janeiro de 1996 aos 16 anos de idade.

“A Inglaterra e o trabalho do Bispo Renato foram uma escola para nós. E foi aqui que
entendemos o significado da santidade e o santificar o nome do senhor Jesus”, completa. O Bispo James e a esposa Helena, também de Portugal, já serviram em Hong Kong, Suécia e Taiwan.

Intercâmbio para a pregação

Quando chegou à Inglaterra, o Bispo James já sabia falar em inglês, pois aprendeu no período escolar em Portugal; porém, ainda não tinha a fluência necessária para as reuniões da Igreja. “Eu cheguei em uma quinta-feira aqui no Reino Unido e, no sábado, fiz minha primeira reunião. Não sabia falar as palavras que se usa numa oração, mas não demorei muito a pegar. Já minha esposa não falava praticamente nada em inglês, e ela aprendeu conversando com as pessoas, pela fé, mesmo. Naquela época, a gente aprendia na fé e na coragem”, lembrou Bispo James. A esposa alcançou a fluência no idioma em seis meses.

Para comemorar os 30 anos, a Igreja realizará uma programação especial de aniversário na Catedral dos Milagres, em Londres, de 6 a 14 de fevereiro. No domingo, dia 9, o Bispo Edir Macedo conduzirá a reunião da Vigília das Nações. Todos os que estarão à frente das reuniões de aniversário já passaram por Londres e fizeram a obra na capital inglesa. Conheça os detalhes e a agenda com a programação completa da celebração clicando aqui.

imagem do author
Colaborador

UNIcom