Relacionamento amoroso é um dos meios favoritos dos estelionatários para golpe virtual

Grupo criminoso internacional fez cerca de duas mil vítimas só no Brasil. Por isso, é necessário estar atento e observar alguns pontos para se proteger ao usar as redes sociais

Imagem de capa - Relacionamento amoroso é um dos meios favoritos dos estelionatários para golpe virtual

Os relacionamentos amorosos pela internet são um dos meios favoritos para golpes virtuais praticados por estelionatários. A exemplo de um grupo criminoso internacional que fez cerca de duas mil vítimas só no Brasil. Os “fake lovers” (falsos amantes, em tradução livre para o português) são especializados em crimes cibernéticos e provocaram milhões de reais em prejuízo financeiro às vítimas, durante um período de três anos.

De acordo com os responsáveis pela investigação policial no Brasil, os alvos preferidos do grupo são, basicamente, pessoas acima dos 40 anos e que desfrutam de boas condições socioeconômicas. Os golpistas criam contas falsas em sites de relacionamento e redes sociais para assediar aqueles que, dentro deste perfil, demonstre fragilidade e boa fé acima da média.

“[Os golpistas] se aproximam e seduzem as vítimas, que escancaram as relações de suas vidas, entregam fotos, vídeos e informações. Por amor, emprestam dinheiro. Após ter os bens ou recursos exauridos, as vítimas passam a ser chantageadas pelos criminosos (…) ameaçam entregar nudes, fotos comprometedoras, conversas mais íntimas. Escancarar tudo nas redes sociais e ameaçar familiares”, contou o delegado Pablo Rodrigo França, em entrevista ao R7.

Cuidado com a ilusão

Oportunamente, cada vez mais os criminoso tiram vantagem de pessoas mais vulneráveis e carentes emocionalmente, aplicando golpes virtuais. Especialmente durante a pandemia, por exemplo, aumentou o envolvimento amoroso por meio de aplicativos, pois, com medidas de isolamento e restrição, muitas pessoas passaram a usar ainda mais a internet e as redes sociais.

Segundo Renato Cardoso, autor dos livros ‘Casamento Blindado’ e ‘Namoro Blindado’, no mundo sempre existiu pessoas boas e más e, lamentavelmente, com o advento da internet as pessoas boas tendem a acreditar facilmente em tudo. “Elas pensam que as outras são tão boas quanto ela. Então, as pessoas más tiram proveito disso. Elas criam uma ilusão (perfil falso), e a pessoa boa, do outro lado do computador, não imagina que aquilo é um engano, então, se torna uma presa fácil”, explicou.

Como se proteger

Por isso, é necessário estar atento e observar alguns pontos para se proteger. É importante ter uma referência, mais do que apenas as informações que a pessoa passa pela tela do computador e que muitas vezes são alimentadas para servirem aos interesses dos golpistas. Por outro lado, se a pessoa foi apresentada por alguém que você conhece pessoalmente, já é um ponto positivo.

“O problema é quando você não tem referência nenhuma. Você só tem o que ela diz e fala de si mesma. Só que você não está vendo, não conhece a família, os amigos, você não sabe o que essa pessoa faz, onde ela trabalha, enfim, é um mundo que você não conhece”, alertou a autora e apresentadora do programa “The Love School – A Escola do Amor”, Cristiane Cardoso.

Ela destacou outro ponto para identificar um estelionatário: a conversa. Geralmente, possuem um papo agradável, são extremamente românticos (…) irão “se abrir” e falar dos problemas deles. A mulher se ilude achando que se trata de um homem sensível (…) Quando, na verdade, ele está só usando um método de sedução e esperando um momento propício para dar o bote.

Renato, por sua vez, pontuou que se a pessoa não conversa com um estranho na rua, por que deveria fazê-lo nas redes sociais? “Não adicione desconhecidos ao seu perfil. Pois, o que mais existe hoje são golpistas que estudam o perfil das pessoas nas redes sociais para criar uma conexão. Então, se você não conversa com um estranho na rua, não faça isso na internet”, disse.

Amor inteligente

Quer aprender mais sobre o amor inteligente, receber uma direção para o seu relacionamento ou para investir em si mesmo antes de entrar em um relacionamento? Esse e outros ensinamentos são transmitidos todas as quintas-feiras, na Terapia do Amor. As palestras acontecem no Templo de Salomão e em outras localidades. Clique aqui e saiba como e onde participar.

Acompanhe também o programa “The Love School – Escola do Amor” , que vai ao ar todos os sábados, ao meio-dia, na Record TV.

imagem do author
Colaborador

Redação / Foto: Getty Images