Renato e Cristiane Cardoso aconselham solteiros na pandemia
Professores da Escola do Amor dão dicas para quem não tem um parceiro
Se antes da pandemia já estava difícil para muitos solteiros conhecerem alguém para um futuro relacionamento amoroso, com o isolamento social imposto pela doença, a situação para eles ficou ainda mais complicada.
Por isso, no intuito de ajudá-los os professores Renato e Cristiane Cardoso, da Escola do Amor, decidiram dar algumas dicas e aconselhamentos para os solteiros nesta pandemia.
Durante o programa uma aluna enviou um comentário dizendo que está solteira, mas que de vez em quando sai com o ex-namorado.
Invista na sua vida amorosa
De acordo com os professores, a aluna está cometendo um erro. “Isso é errado, porque ele é ex e está conseguindo o que sempre quis. Ser ex e continuar com você”, diz Cristiane. “É aquela velha história, ‘enquanto não aparece a pessoa certa, vou me divertindo com as erradas’”, observa Renato.
Outra aluna diz usar a pandemia como pretexto para afastar pretendentes mal-intencionados.
No entanto, para Cristiane, a atitude da aluna embora a proteja de certa forma, também a prejudica. “Você está se protegendo tanto que não está investindo na sua vida amorosa, o que também não é legal”, alerta.
“Reservando meu tempo para o entretenimento, visto que curtir algo a dois é algo bem distante”, escreveu outro aluno.
Para Renato, muitas pessoas utilizam do virtual como forma de tapar buraco. “Não tem ninguém no real e então ela parte para o virtual. É um entretenimento, um passatempo, mas isso pode ser muito prejudicial para a sua vida. Especialmente quando você não observa que está se dividindo, conversando com várias pessoas ao mesmo tempo. Você não sabe o que é real ou o que é ficção e pode acabar se frustrando muito e ainda perdendo tempo”, destaca.
Regra de ouro para um relacionamento
Os professores ainda orientaram outra aluna que está em um relacionamento há dois anos e meio. Ela diz que embora seja apaixonada pelo namorado, não está feliz e não acredita que um dia será, com ele. Ela conta que eles já terminaram e voltaram várias vezes e que já descobriu várias mentiras dele, mas que no final sempre perdoa.
Então, ela pede a ajuda dos professores porque não sabe mais o que fazer.
Entretanto, para os professores está muito claro o que essa aluna precisa fazer.
“A pessoa está dando todos os tipos de sinais de que não a leva a sério e você fica insistindo. É só ele estalar os dedos que você corre para ele novamente. Então, infelizmente, o problema está em você, porque se você estivesse bem já teria terminado esse relacionamento, não iria se sujeitar a isso. Mas porque não está bem, não conhece o seu valor, não tem critérios, não se respeita, então se submete a isso”, lamenta Cristiane.
Para Renato a solução é simples. “Você tem que terminar esse relacionamento porque ele não é uma pessoa confiável”, orienta.
Segundo ele, existe uma regra de ouro para qualquer relacionamento: onde há mentira não pode haver relacionamento, pois este precisa de verdade, de confiança. “Mentir é um problema gravíssimo em um relacionamento, problema de caráter. A pessoa que mente é capaz de trair e de qualquer coisa. Porque ela sempre vai usar a mentira para encobrir o que fez de errado”, alerta.
Então, “o que você tem a fazer é terminar e tratar do seu coração, que está lhe enganando e fazendo você achar que merece uma pessoa que te maltrata desse jeito”, aconselha Renato.