Renegocie o aluguel antes de pensar em se mudar

É possível propor um novo valor para as mensalidades

Imagem de capa - Renegocie o aluguel antes de pensar em se mudar

Em época de crise, diminuir gastos é uma decisão indispensável para quem quer manter o controle das finanças. Não são apenas os gastos supérfluos que passam a ser repensados e ficam na berlinda. Muitas pessoas decidem se mudar para uma moradia mais em conta, com o objetivo de reduzir os custos mensais. Mas, antes de tomar essa decisão, é preciso considerar a possibilidade de renegociar o valor do aluguel. Sabia que você nem precisa esperar o período de renovação para fazer isso?

Alexandre Tirelli, advogado e corretor de imóveis, explicou à Folha Universal que uma boa conversa pode ser interessante tanto para o locador quanto para o locatário. Afinal, se, por um lado, o locatário ficará satisfeito, por outro, o proprietário também sairá ganhando. “Imagine, em uma época como essa, o proprietário correr o risco de perder uma receita?”, comentou. Se você é locatário, confira dicas de como renegociar o valor dessa despesa.

Antes de tudo, pesquise

É preciso que o inquilino esteja bem informado. Saber como andam os índices que regulam o mercado imobiliário, por exemplo, é um passo que poderá reforçar seu poder de argumentação. Pesquise também os valores dos aluguéis na região. A internet pode ser uma boa aliada, mas consultar um profissional também pode se fazer necessário. “Quanto à questão mercadológica, o inquilino precisa saber se o que ele está procurando está acima ou abaixo do valor de mercado. Não adianta só ver o metro quadrado, é preciso ver como está a oferta da região. E quem vê essa colocação é o corretor de imóvel”, avalia o corretor de imóveis Alexandre Tirelli.

Ganhe créditos por ser bom pagador – O proprietário precisa ter a segurança de que o inquilino continuará como um bom locatário no imóvel”, diz o corretor. Destacar que paga o aluguel e o condomínio em dia é um bom argumento para a renegociação.

Seja claro – Caso a renda familiar tenha diminuído por qualquer motivo, remaneje sua situação financeira antes mesmo de entrar em contato com a imobiliária ou com o proprietário. Se houver aluguéis em atraso, sugira a renegociação da dívida e proponha um parcelamento realista, dentro das condições que possa arcar, e com abatimento dos juros.

Explore argumentos – Se você mantém o imóvel em boas condições, pode usar isso a seu favor. “Usar os argumentos da oferta da região, citar que a locação do vizinho está com um valor mais em conta ou que o imóvel precisa de uma reforma também são razões que podem potencializar a renegociação”, conclui.

imagem do author
Colaborador

Por Flavia Francelino / Foto: Fotolia