Republicanos NÃO é base do governo, apesar da nomeação de Silvio Costa Filho

Entenda o caso envolvendo o partido com a pequena reforma ministerial

Imagem de capa - Republicanos NÃO é base do governo, apesar da nomeação de Silvio Costa Filho

O deputado Silvio Costa Filho (Republicanos-PE) foi convidado para atuar no Ministério dos Portos e Aeroportos do governo Lula.

Entretanto, a nomeação não vem do apoio do partido Republicanos ao governo. Ela ocorreu em uma linha direta entre Silvio e o presidente Lula (PT), durante uma reunião ocorrida no dia 6 de setembro. Por causa disso, Silvio terá de deixar o Republicanos.

Atuação de forma independente

Em nota, o partido enfatizou: “O Republicanos vem a público reiterar, mais uma vez, que não fará parte da base do governo Lula e seguirá atuando de forma independente”.

O texto complementa: “Diante disso, ao aceitar o convite, Silvio Costa Filho, como anunciado pelo próprio deputado nesta quarta-feira (6/9), deverá se licenciar não somente do cargo de deputado federal, como também de suas funções partidárias, tanto na presidência do partido em Pernambuco quanto do cargo de 1º tesoureiro na Executiva Nacional do Republicanos. Reconhecemos a trajetória política do deputado, que sempre contribuiu para o desenvolvimento do Republicanos e seguiu as orientações do partido em votações no Congresso Nacional”.

Preparando o terreno

Silvio substituirá Márcio França (PSB), que ficará com o futuro Ministério das Micro e Pequenas Empresas.

As mudanças surgem dentro de um contexto de uma pequena reforma ministerial do governo Lula com o intuito de aumentar a governabilidade no Congresso. Vale lembrar que há pautas importantes para o Congresso, como a Reforma Tributária e a Reforma Administrativa. E a situação não foi fácil com relação ao apoio do Legislativo ao governo no primeiro semestre deste ano.

imagem do author
Colaborador

UNIgrejas / Foto: Reprodução @silvio.costafilhoi/Facebook