Reverenciar o Senhor Jesus vai muito além de uma data
Não faz sentido celebrar Jesus no Natal e virar as costas para Ele durante todo o ano
O dia 25 de dezembro é celebrado por muitos como o nascimento de Jesus Cristo, embora a data real seja desconhecida e, nas Escrituras Sagradas, Ele não tenha deixado nenhuma menção para que seu aniversário fosse festejado. Mesmo sem fundamento bíblico, esse dia é comemorado em substituição, feita pela Igreja Católica, a festas pagãs que eram celebradas no mesmo período.
A partir da mistura de muitas culturas e tradições que foram surgindo ao longo dos séculos, hoje o Natal é conhecido por uma vasta simbologia, que inclui árvores e pinheiros enfeitados, casas decoradas, mesas fartas na hora da ceia e trocas de presentes que movimentam o comércio apelativo da época. Além disso, há a figura do Papai Noel, que teria sido inspirada em São Nicolau, um santo católico. Já a imagem que conhecemos do bom velhinho rechonchudo, grisalho, barbudo e vestido de vermelho foi criada no início do século passado por uma marca de refrigerantes.
Mas você já se perguntou qual é o verdadeiro significado do nascimento do Senhor Jesus, que muitos afirmam celebrar durante o Natal? Em entrevista exclusiva à Folha Universal, o Bispo Adilson Silva esclarece: “o real significado do nascimento de Jesus está no amor de Deus para com a Humanidade. No livro bíblico de João, no capítulo 3, versículo 16, está escrito que Deus amou o mundo de tal maneira que deu seu filho unigênito para que todo aquele que nEle crê não pereça, mas tenha a vida eterna. Então, a vinda ou o nascimento de Jesus em forma humana manifestaram o amor de Deus para com a Humanidade e o desejo Divino de que ela voltasse a ter comunhão com Ele”.
FOCO NO QUE IMPORTA
Por que a celebração do Natal não tem validação bíblica? O Bispo explica que “primeiro porque a Bíblia não cita qual data Jesus nasceu; segundo porque o Natal nasceu de festividades pagãs. Se observarmos os primeiros cristãos, por exemplo, o livro de Atos traz detalhes de como eles viviam e vemos que eles nem sequer comemoravam o aniversário, então o Natal é uma festa pagã”.
É claro que não há problema em fazer um encontro familiar para um almoço ou uma comemoração nessa data, que é um feriado, mas a verdade é que muitas pessoas seguem tradições e culturas sem se dar conta do que fazem ou comemoram. E quais são os riscos que o cristão corre ao se deixar levar por crenças pagãs, emoções e apelos do comércio nessa época? “Há vários riscos, como o de se desviar do foco, do verdadeiro motivo pelo qual Jesus veio ao mundo, que é a Salvação da Humanidade. As pessoas também ficam mergulhadas na emoção, o que é ruim porque a emoção se opõe à Fé, então o envolvimento com o Natal não gera nenhum benefício espiritual para o cristão e há ainda o problema do estímulo ao materialismo”, enumera o Bispo. Mas, atenção: seja sábio e não saia criticando quem celebra o Natal. Respeite o livre-arbítrio de cada um e aproveite a oportunidade para falar do amor do Senhor Jesus.
A Prioridade de todos os dias
Em vez de se deixar levar pela onda natalina, procure meditar sobre o porquê de o Senhor Jesus ter vindo a este mundo, sobre o que Ele fez aqui, o que Ele ensinou e o que Deus espera de você em relação ao Seu Filho Jesus.
“O que Deus espera do ser humano em relação a Jesus, na verdade, é que o ser humano reconheça os seus pecados, se arrependa e se converta ao Senhor Jesus, decidindo viver uma vida justa e correta diante dos olhos de Deus”, acrescenta o Bispo.
Por isso, Jesus precisa ser honrado e lembrado todos os dias e não apenas em uma data comemorativa. Ele deve ser a prioridade diária na vida do cristão, pois Seus inúmeros ensinamentos oferecem direção para os nossos dias e devem ser aplicados. Essa é uma das razões de ir à Casa de Deus, uma vez que as Sagradas Escrituras afirmam que a Fé vem pelo ouvir. Quando uma pessoa vai à Igreja, ela ouve a Palavra de Deus e investe na própria Fé e é essa Fé que a conecta ao Senhor Jesus, pois sem Fé é impossível
agradar a Deus.
E como priorizar o Senhor Jesus em 2025, mesmo em meio às dificuldades? “A melhor maneira de priorizar o Senhor Jesus nesse novo ano, mesmo em meio a tudo que vem acontecendo no mundo e a tudo que as pessoas passam individualmente, é ter ou manter os olhos voltados para a Palavra de Deus, porque as lutas vão passar, os momentos bons e ruins vão passar, mas a Palavra de Deus não vai passar. Os céus e a Terra passarão, como está escrito, mas a Palavra de Deus não vai passar. Então, para que a pessoa priorize Jesus, é preciso que ela priorize a Fé nas promessas de Deus e esteja focada na eternidade”, finaliza o Bispo Adilson.