Rompa os seus limites
Conheça a história de superação de dois jovens que não aceitaram que as dificuldades boicotassem os seus sonhos
Enquanto algumas pessoas se deixam abater pelos problemas e desanimam diante dos obstáculos que a vida lhes impõem, outras fazem das dificuldades degraus para superarem as próprias limitações e vencerem.
São muitas histórias de superação das quais tomamos conhecimento. Histórias de pessoas que impressionam pela força, determinação e coragem. Em contrapartida, também há muitas histórias de pessoas que sucumbiram diante das lutas e tiveram um triste final.
Mas o que faz as pessoas reagirem de forma tão diferente quando se veem sem saída? A fé é a resposta. Fé em si mesmo e, sobretudo, em Deus.
“A minha deficiência nunca me impediu de fazer nada”
O que esperar, por exemplo, de um jovem que, devido a uma má formação congênita, nasceu sem os dois braços?
Para Leonardo de Souza Cavalcante (foto abaixo), de 18 anos, isso nunca foi um problema. Ele nunca permitiu que a deficiência o limitasse e impedisse a realização dos seus sonhos.
Mesmo com as limitações físicas, Leonardo, que é da cidade de Manaus, capital do Amazonas, acaba de tirar a Carteira Nacional de Habilitação. “A minha deficiência nunca me impediu de fazer nada. Desde criança eu sempre tive o sonho de dirigir. Quando eu completei 18 anos eu dei entrada para tirar a carteira, fiz todos os processos, comprei e adaptei o carro e consegui tirar a minha habilitação. Estou vencendo cada vez mais”, comemora.
O jovem tem uma grande habilidade com os pés e realizada a maior parte das tarefas do dia a dia com a ajuda deles, desde dirigir um automóvel, manusear o celular, o computador, até escrever. Foi com os pés, inclusive, que ele assinou a prova do Detran.
Frases como: ‘Não vou fazer isso porque eu não tenho braço’ nunca fizeram parte da vida do jovem motorista. “Eu sempre fui tentando e foi dando certo.”
Apaixonado por esportes
Outra história de superação que impressiona é a do garoto norte-americano Isaiah Bird, de 8 anos. Em 2012, a casa onde morava com os pais foi destruída pelo furacão Sandy, e o pai foi preso por violência doméstica. Mas esse não foi o maior obstáculo que teve de enfrentar.
Apaixonado por esportes, Isaiah joga futebol americano e diz gostar também de luta e atletismo.
Talvez você se pergunte: “Mas qual é o problema nessa história então?” É que Isaiah nasceu sem as duas pernas, uma deficiência que, para a maioria das pessoas, o limitaria para sempre. Mas ele não se enxergou assim.
Qual é o seu problema mesmo, caro leitor?
Talvez fisicamente você seja perfeito, mas se considere incapaz, limitado pelas circunstâncias em que vive. Contudo, saiba que Deus diz exatamente o contrário:
“Não tendes limites em nós; mas estais limitados em vossos próprios afetos.” 2 Coríntios 6.12
Em uma de suas palestras, o escritor Jadson Edington explicou sobre a razão de muitas pessoas viverem uma vida de privações:
“Muitas pessoas ficam limitadas pelo que os outros falam, pela situação que elas estão vivendo, e acabam limitando um Deus que é ilimitado.”
A pessoa quando é fraca desanima ao ouvir uma palavra negativa, enquanto a forte transforma essa palavra em combustível para lhe dar forças e aumentar a sua fé. Nada é capaz de desanimar uma pessoa forte e determinada.
Davi é um exemplo disso. Falaram que ele não tinha condições de vencer Golias, mas ele não aceitou aquela palavra de derrota. Em vez disso, ele foi lá e não só venceu o gigante como ainda arrancou a cabeça dele (leia na Bíblia 1 Samuel 17). Davi nunca aceitou um “não posso”, “eu não consigo”.
Não existem limites para uma pessoa que crê em Deus. Olhe para dentro de si mesmo e veja que você pode tudo, por mais difícil que seja. “Eu não estou dizendo que vai ser fácil, mas as dificuldades que você encontrar têm que servir de combustível para a sua fé. Os dias difíceis têm que lhe dar ainda mais forças para você se superar. Ninguém para uma pessoa superadora”, destaca o Edington.
Não seja limitado pelos seus próprios pensamentos. Não permita que nada nem ninguém coloque limites na sua vida. Só há uma coisa capaz de quebrar os limites que o mal impõe: a sua fé.
Para aprender a desenvolver essa fé, participe das reuniões de domingo na Universal. Consulte aqui o endereço da igreja mais próxima da sua casa.