“Rosh Hashaná”: o mês de outubro marca o “Ano Novo Judaico”

Compreenda mais a respeito dessa tradição

Imagem de capa - “Rosh Hashaná”: o mês de outubro marca o “Ano Novo Judaico”

Neste ano, entre os dias 2 e 3 de outubro, ocorre a celebração do “Rosh Hashaná”, o “Ano Novo Judaico”.

O quadro geral:

  • No Brasil, o tempo anual é marcado pelo calendário gregoriano, criado em 1582. Mas, para os judeus, há um calendário tradicional baseado nos ciclos da lua e do sol.
  • O calendário judaico tem como marco zero a criação da Terra, registrada no Antigo Testamento da Bíblia cristã.
  • Assim, nesse calendário, o “Ano Novo Judaico” ocorre no mês de “Tishrei”, que é ao fim de setembro de cada ano gregoriano.
  • Esse período sugere uma introspecção em que se faz uma reflexão sobre a vida, terminando no “Yom Kippur”, que é o “Dia do Perdão”, no 10º dia de “Tishrei”.
  • Vale lembrar que o dia judaico termina ao pôr do sol e não à meia-noite, como estamos acostumados no ocidente. O “Shabbat”, o dia sagrado de descanso dos judeus, por exemplo, começa ao pôr do sol da sexta-feira e termina ao pôr do sol de sábado. Assim também ocorre com o “Rosh Hashaná”.
  • No “Ano Novo Judaico”, tradicionalmente, há cerimônias que são observadas pelo judaísmo. Só para ilustrar, o “Shofar”, uma espécie de trombeta feita de chifre de carneiro, é tocado nas sinagogas, simbolizando um chamado de Deus. A tradição também aponta que, na data, Deus determina o destino para o ano de cada pessoa.
  • Igualmente, há uma refeição formada pelo pão chalá em formato arredondado, maçãs e mel (que trazem consigo seus simbolismos). Mas podem ocorrer algumas variações, como a inclusão do prato Tzimmes.

O que notar:

Pode-se extrair da tradição a importância de se refletir sobre a qualidade do relacionamento com Deus, do chamado que Ele nos faz para ouvi-Lo, a consciência de arrependimento e perdão, além da busca pelo cumprimento dos planos dEle por meio da nossa existência.

Jardim Bíblico:

Na área externa do Templo de Salomão, localizado na capital paulista, há o Jardim Bíblico em que é possível conhecer mais a respeito do Antigo Testamento.

  • Para agendar um tour temático ou obter mais informações, entre em contato pelo e-mail passeio@jardimbiblico.com ou pelo WhatsApp (somente texto) +55 (11) 3573-3641 (das 8h30 às 19h30).
  • São realizados passeios todos os dias, das 9h às 11h e das 14h às 18h.
  • Acompanhe também a página oficial do Jardim Bíblico no Facebook e no Instagram.
imagem do author
Colaborador

Da Redação / Foto: iStock