Rotavírus, Norovírus e Adenovírus: os vilões do verão

Nos últimos meses, cidades do litoral de São Paulo foram alvo de doenças gastrointestinais. No entanto o cuidado e a prevenção contra os vírus causadores desses males devem ser tomados em todos os lugares. Saiba mais

Imagem de capa - Rotavírus, Norovírus e Adenovírus: os vilões do verão

As férias e os meses do verão são um período propício para que famílias desfrutem de momentos de entretenimento e façam passeios. Nessa época do ano, inclusive, as regiões litorâneas são as mais procuradas pelos brasileiros, mas o que era para ser apenas diversão pode se tornar um grande problema.

Diante da elevação da temperatura e da falta de cuidados com a higiene e com o manuseio e consumo de alimentos, a proliferação de vírus é mais frequente e favorece o surgimento de picos de doenças gastrointestinais, principalmente as ocasionadas pelos agentes virais rotavírus, adenovírus e norovírus, como a situação vista recentemente, entre o final de 2024 e o início deste ano, no litoral do Estado de São Paulo. Por lá, mais de 11 mil pessoas apresentaram sintomas de viroses gastrointestinais, como diarreia, náuseas e vômito. Viroses são quaisquer tipos de doença causadas por vírus.

O clínico geral Sylvio Provenzano detalha que, ao contrário do inverno, quando é comum ocorrerem viroses respiratórias, no verão predominam as gastrointestinais. Isso porque as altas temperaturas promovem a rápida deterioração dos alimentos, além de nessa época as pessoas consumirem menos água, não se alimentarem corretamente e ingerirem alimentos de procedência duvidosa. Segundo ele, a superlotação na praia já é suficiente para a proliferação desses vírus, que são transmitidos também pela água.

Ao ser questionado sobre a possibilidade de morte pelo contágio por algum desses vírus, já que alguns casos de óbito aconteceram depois do registro Provenzano revela que “o problema dessa doença é que ela pode levar à perda de líquido, sódio e potássio, gerando uma grande desidratação, o que pode afetar também a função renal”.

Por isso, ele reforça que, ao perceber algum desses sintomas, a pessoa precisa procurar orientação médica. “Aos primeiros sintomas que indiquem que possa ser uma gastroenterite são ministrados medicamentos para alívio da febre e do vômito e o mais indicado é procurar um especialista”, ressalta.

Para entender melhor quais as viroses mais frequentes no verão e o que fazer para evitá-las, confira as informações descritas abaixo.

Saiba mais:

Leia as demais matérias dessa e de outras edições da Folha Universal, clicando aquiFolha Universal, informações para a vida! 

imagem do author
Colaborador

Camila Dantas / Arte: Douglas Crispim