Saiba como fazer a sua inscrição para o processo seletivo do Prouni

Programa oferece 167.780 mil bolsas parciais e integrais em mais de mil instituições de ensino superior privadas, no País

Imagem de capa - Saiba como fazer a sua inscrição para o processo seletivo do Prouni

Com o retorno gradativo das atividades, perante as medidas de quarentena impostas por causa da pandemia do novo coronavírus, muitos estudantes – especialmente, vestibulandos e universitários – estão na expectativa de uma volta às aulas. Para cumprir o calendário, algumas instituições sinalizam uma retomada parcial de aulas presenciais (como as práticas e laboratoriais), enquanto outras, incentivam as atividades remotas.

Nesse ínterim, milhares de candidatos estão na expectativa de ingressar em um curso de graduação e, muitos deles em busca de uma bolsa de estudos. O Programa Universidade para Todos (Prouni), iniciativa do governo federal criada em 2004, manteve o cronograma e abriu as inscrições para o segundo processo seletivo deste ano. O programa oferece bolsas de estudos parciais ou integrais, em instituições de ensino superior privadas em todo o País.

As inscrições para o processo seletivo vão até essa sexta-feira, 17 de julho. Para fazer a inscrição, é preciso ter uma conta no portal de serviços do governo federal. Depois, os candidatos devem acessar o portal do Prouni e consultar as bolsas e cursos disponíveis – é possível buscar por instituição, município ou área de estudo. De acordo com o Ministério da Educação, são 167.780 bolsas disponibilizadas em 1.061 faculdades particulares.

Para pleitear uma das bolsas, o aluno deve ter conseguido pelo menos 450 pontos de média no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Além disso, não pode ter diploma de ensino superior. As bolsas de estudo são integrais (destinadas aos estudantes com renda familiar por pessoa de até meio salário-mínimo). Ou, parciais (aos alunos com renda familiar por pessoa de até três salários mínimos). Serão oferecidas 60.551 bolsas integrais e 107.229, parciais.

Ademais, a divulgação do resultado da primeira chamada será no dia 21 de julho. A comprovação de informações deve sair até o dia 28 deste mês. E o resultado da segunda chamada sairá no próximo dia 4 de agosto.

imagem do author
Colaborador

Redação / Foto: Getty Images