Saiba o que fazer para o seu cônjuge mudar
Bispo Carlos Cucato ensina o segredo
Todos, sem exceção, desejam algum tipo de mudança em algum aspecto da sua vida. Entretanto, são bem poucos os que se dispõem a mudar.
O Bispo Carlos Cucato falou a respeito do assunto em uma das palestras da Terapia do Amor.
Dentro dos relacionamentos amorosos é muito comum o marido exigir que a esposa mude de comportamento e vice-versa. Eles ficam exigindo um do outro uma mudança de postura, de comportamento e de atitude, mas ninguém quer tomar a decisão de mudar primeiro.
Todavia, “quem quer mudança, tem que mudar”, afirma o Bispo Cucato.
Como a mudança acontece
Ele observa que todas as vezes que o Senhor Jesus realizava um milagre Ele exigia da pessoa que ela mudasse também.
“Para o paralítico, por exemplo, Jesus mandou que ele levantasse, tomasse o leito e andasse. Na hora, ele se encheu de fé e levantou, pegou o leito e andou. Naquele dia ele deixou de ser paralítico, porque obedeceu aquela palavra. Ele aceitou mudar”, destacou o Bispo.
Com a mulher adúltera não foi diferente. “Vá e não peques mais”, disse Jesus a ela. Ou seja, mude a sua postura e a partir de hoje sua vida será diferente.
Entretanto, há também aquelas mudanças que não precisam ser pedidas, porque a pessoa sabe exatamente onde tem de mudar. “Você sabe que tem de largar a amante, que tem que parar de mentir”, argumentou o Bispo.
Zaqueu é um exemplo disso. Ele era ladrão. Se aproveitava da função de cobrador de impostos para roubar o povo, cobrando-lhe mais do que era devido.
Quando, porém, Jesus foi até a casa dele, não foi preciso dizer o que ele tinha de fazer. O próprio Zaqueu, naquela mesma noite, decidiu dar a metade de sua riqueza aos pobres e ainda devolver às pessoas que ele havia roubado, quatro vezes mais.
Leia também: Casamento e Salvação
Muitos solteiros querem encontrar uma pessoa correta, fiel e temente a Deus para construir um relacionamento, mas só frequentam lugares nos quais é improvável que encontre pessoas com esse perfil.
Talvez você queira esquecer o ex, mas não deixa de segui-lo nas redes sociais.
Ou você casado (a), deseja que o seu cônjuge confie em você, mas os seus amigos sabem mais a seu respeito do que ele (a).
Ou quem sabe, você é aquela esposa que reclama que o marido não lhe dá atenção, mas você dá mais atenção aos filhos do que a ele.
Enfim, todos querem mudança, mas não querem mudar.
O verdadeiro vilão
É como a história do jovem rico relatada na Bíblia. Ele queria a vida eterna, mas quando Jesus disse que para conquistá-la era preciso que ele vendesse tudo o que tinha e desse aos pobres, ele foi embora, entristecido. Ou seja, ele não estava disposto a mudar.
“No caso dele foi dinheiro, mas se ele fosse um homem que tivesse amante, Jesus diria: largue a amante e me segue. Se fosse alguém com mágoa, Ele diria: perdoe quem te feriu e depois me segue”, esclareceu o Bispo.
Assim são muitas pessoas. Elas querem uma transformação no casamento, ou qualquer outra área da vida delas, mas insistem em continuar com o mesmo comportamento, com as mesmas atitudes. E, obviamente, a mudança não acontece. “Aí ela se frustra com Deus. Mas o vilão da história não é Deus: é a pessoa que insiste em não querer mudar”, enfatiza.
Cíntia Cucato explica que “a mudança só acontece quando ela vem acompanhada de atitudes. Não é de um dia para o outro. Mas a cada tentativa, a cada mudança que você faz, você cresce, você evolui. Primeiro você muda por si próprio, depois pelo seu casamento”.
No vídeo abaixo o Bispo Renato Cardoso, explica os dois passos necessários para que a mudança aconteça. Assista e coloque em prática: