Pesquisadores apontam fatores que preveem um relacionamento feliz
O estudo realizado destaca que o amor não está entre os principais deles. Entenda
Há quem acredite que o amor é o principal ingrediente para um relacionamento de sucesso. Contudo, se isso fosse verdade, não haveria tantos casais que se amam separados ou infelizes no casamento.
Inclusive, um estudo realizado por uma equipe internacional de pesquisadores identificou os principais fatores para um relacionamento de sucesso. E, para surpresa deles, “o amor não está entre os cinco primeiros.”
Estudo internacional
O estudo, publicado na revista científica Proceedings of the National Academy of Sciences of the United States of America, PNAS, analisou quase 12 mil casais, em 43 bancos de dados, de 29 laboratórios diferentes, e concluiu que o sucesso de um relacionamento está associado principalmente ao comprometimento de um para com o outro; nível de intimidade, de gratidão ou reconhecimento; à satisfação sexual e à percepção de satisfação do outro parceiro com o relacionamento.
Mas isso não significa que o amor não seja essencial na relação. Pelo contrário: ele exerce um papel de extrema relevância na felicidade conjugal, tanto é que alcançou o Top 10 em termos de importância.
Amor, por si só, não sustenta o relacionamento
Para os palestrantes e apresentadores Renato e Cristiane Cardoso, do programa The Love School – A Escola do Amor, o amor por si só não sustenta um relacionamento. Segundo eles, os fatores relacionados abaixo são decisivos para um relacionamento longo e feliz:
Estar preparado para um relacionamento – Para Cristiane, antes de se relacionar com alguém a pessoa precisa estar feliz consigo mesma. Livre de traumas, complexos, segura de si e com a motivação certa para entrar num relacionamento.
Já Renato esclarece que “as pessoas têm expectativas erradas para um relacionamento, elas se baseiam nas novelas, nos romances, nos filmes… E projetam essas expectativas erradas e – muitas vezes – inalcançáveis sobre o parceiro, e acabam se frustrando e causando frustração.”
Ele destaca ainda que casamento não é um conto de fadas e, sim, uma realidade na qual existe duas pessoas diferentes, com gostos diferentes, que precisam aprender a negociar e lidar com essas diferenças. Esse entendimento e preparo são essenciais para que tenham um casamento feliz e para vida toda.
Os diferentes papeis dentro do relacionamento
Princípios Divinos – Para o casal, os princípios Divinos são a base de todo relacionamento duradouro: ser fiel, justo, verdadeiro.
Cada um exerce o seu papel dentro do relacionamento – O papel do homem é passar segurança para a esposa, ele tem que ser maduro, seguro, saber o que quer. E o papel da esposa é cuidar do marido, sendo companheira e carinhosa.
“Eles têm papeis diferentes, mas isso não quer dizer desigualdade. Por exemplo, numa empresa há várias pessoas e cada uma com um papel, uma função diferente, mas todos trabalham para um objetivo em comum. Então, num casamento não é diferente. Vocês têm coisas diferentes a serem cumpridas e precisam estar alinhados sobre o que são essas coisas e respeitar o papel um do outro, sem competição”, ensina Renato.
Respeito mútuo – Diante de um desentendimento nunca reagir pelas emoções. É natural que haja desentendimentos, afinal, são duas cabeças. Mesmo as pessoas mais parecidas discordam de vez em quando. Então, não leve para o lado pessoal, aconselha Renato. Se você está com raiva ou chateado, espere as emoções baixarem e use a razão para entender o que aconteceu. Respeite o ponto de vista do outro e pense no objetivo final, que é resolver o problema e ficar bem com o parceiro.
“Nem sempre a gente vai conseguir tudo o que quer, seja no casamento ou nas outras áreas da vida, a gente tem que fazer o melhor que pode. Ou seja, negociando, aceitando, cedendo. Aprender a negociar é um dos segredos mais importantes de um casamento feliz”, finaliza o apresentador.