Saldo negativo do Carnaval
Apesar de parecer uma festa alegre, nem todos têm o que comemorar. Saiba mais
O Carnaval é uma das festas mais famosas do Brasil. Mas a suposta alegria traz um saldo negativo em vários aspectos. Este ano, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) registrou um aumento de 8% nas mortes neste feriado, em comparação com o mesmo período de 2019. De acordo com o levantamento, 91 pessoas morreram vítimas de acidentes nas estradas federais entre os dias 21 e 26 de fevereiro.
A PRF ainda informou que 87% das mortes poderiam ter sido evitadas, pois eram relacionadas a comportamentos de risco por parte de condutores e pedestres (como embriaguez ao volante).
Comerciantes prejudicados
Muitos comércios também saíram no prejuízo nestes dias de folia. Alguns estabelecimentos, localizados nas vias por onde os blocos de rua passam, são obrigados a fechar. Outros são obrigados a aumentar os gastos com segurança e limpeza.
Pensando em ajudá-los, o vereador Souza Santos (Republicanos) criou um projeto de lei que pretende conceder isenção e remissão parcial do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) para imóveis comerciais localizados em vias por onde passam esses blocos, na cidade de São Paulo.
O projeto foi apresentado nesta quarta-feira de cinzas (26) no legislativo paulistano, onde passa a tramitar.