Sama ensina na prática o que é confiança em Deus

Mesmo cego, o valente de Davi se coloca totalmente na dependência de Deus e vai para o campo de batalha lutar por Israel

Imagem de capa - Sama ensina na prática o que é confiança em Deus

Um dos maiores desgostos de Sama ao perder a visão foi o fato de não poder mais lutar por Israel ao lado dos demais valentes de Davi. A princípio, isso o deixou deprimido e amargurado, a ponto de desejar a morte e até culpar a Deus.

Mas, felizmente, ele superou essa fase e voltou a ser o Sama que todos conheciam e admiravam: um homem amável e de fé inabalável. De guerreiro se tornou músico, assumindo uma posição privilegiada de liderar o coral e compor canções para glorificar a Deus no Tabernáculo.

Essência de valente:

Mas a essência de valente ainda pulsava dentro dele e isso fica evidente quando faz um pedido inusitado ao rei: ir com o exército para a batalha contra os sírios e os moabitas.

Depois de presenciar a habilidade do amigo, que provou ser capaz de lutar mesmo sem enxergar, Davi autorizou. Clique aqui e confira a cena.

A oração de Sama:

Ao chegar no campo de batalha, Sama fica responsável pela distribuição dos alimentos para os soldados, mas ao ouvir o barulho das espadas, não se contém. O sangue de guerreiro fala mais alto e ele decide lutar.

Neste momento, aquele mesmo Sama de fé destemida, que sozinho matou 300 soldados filisteus, vem à tona novamente: “Meu Deus, seja os meus olhos, me dirija e me usa como um instrumento do Senhor. Seja comigo Senhor, porque eu vou contra os nossos inimigos em Seu nome”.

Veja a cena aqui.

Confiança em Deus:

Aliás, essa fé destemida de Sama nos faz lembrar a de Davi, quando decidiu enfrentar sozinho o gigante Golias e o matou. Ambos, humanamente falando, não tinham a menor condição de enfrentar o inimigo, mas a fé e a confiança que demonstraram ter em Deus os capacitaram e lhes deram a coragem necessária para realizar o impossível e serem usados por Deus.

O Bispo Júlio Freitas destaca que quanto mais confiamos em Deus, mais Ele nos usa. O problema é quando deixamos de confiar nEle para colocarmos todas as expectativas em nós mesmos. E confiar em Deus é se colocar totalmente na dependência do Espírito Santo. Somente assim, Ele poderá nos guiar, inspirar e nos fortalecer.

Como ser mais usado por Deus:

Ele cita 3 razões pelas quais – quando confiamos em Deus – somos mais usados por Ele:

1 – Porque quem confia é obediente à vontade de Deus. Não se sujeita nem à sua vontade própria e nem à vontade alheia, mas à vontade de Deus.

2 – Quem confia é humilde. Abre mão dos seus achismos, manias, tradições para fazer a vontade de Deus.

3-  A pessoa que confia em Deus persevera, mesmo não vendo nenhuma evidência de que aquilo que espera vai acontecer. A exemplo de Sama e Davi.

Acompanhe:

série Reis é transmitida simultaneamente, de segunda a sexta-feira, às 21 horas, no Univer Vídeo e na Record TV. Não perca!

imagem do author
Colaborador

Jeane Vidal / Fotos: Reprodução