Sandy e Lucas Lima anunciam o fim do casamento após 15 anos de união
Se você, assim como eles, acredita que o divórcio é a melhor alternativa, saiba que existe outra muito melhor. Saiba qual é
Na tarde desta segunda-feira (25), os fãs de Sandy e Lucas Lima foram surpreendidos com o anúncio da separação do casal. Casados há 15 anos, eles sempre foram muito queridos pelo público e visto como um casal exemplar.
- “Não foi uma decisão fácil, nem impulsiva. Foram praticamente 24 anos de relacionamento e 15 anos de casados. Com altos e baixos, às vezes mais felizes, às vezes menos, mas sempre inteiros e dispostos a fazer o nosso melhor. E fizemos.
Não teve briga, mágoa, traumas… a gente conseguiu enxergar que esse era o melhor caminho e vamos deixar de ser um casal do mesmo jeito que a gente foi um: com muito amor, respeito e amizade infinita”, escreveram em suas redes sociais.
Além deles, mas, dois casais de celebridades brasileira anunciaram o fim do relacionamento nesta segunda-feira: Gustavo Mioto revelou o término com Ana Castela, e Paula Fernandes informou o fim do seu relacionamento com o empresário Rony Cecconello chegou ao fim.
Outro casal que mantinha um dos relacionamentos mais duradouros de Hollywood também anunciou a separação recentemente.
O ator Hugh Jackman, intérprete do super-herói Wolverine, anunciou no último dia 15 de setembro o fim do seu casamento de 27 anos com a também atriz Deborra-Lee Furness.
Em ambos os casos eles não entraram em detalhes quanto ao que motivou a separação, apenas que tudo foi decidido de forma amigável e bem pensada.
Os filhos são os mais afetados:
No entanto, um divórcio sempre traz sofrimento para todas as partes, especialmente quando há filhos envolvidos, que, sem dúvidas, são os mais afetados. No caso de Jackman e Deborra, os filhos já são adultos: Oscar, de 23 anos, e Ava, de 18. Já o de Sandy e Lucas tem apenas 9 anos.
Renato e Cristiane Cardoso, apresentadores do programa The Love School – A Escola do Amor, destacam que o divórcio entre o casal com filhos nunca acaba, pois, o filho sempre será um elo entre eles.
Outro ponto que eles destacam é o trauma que a criança irá carregar para a vida adulta.
- “Ela cresce e começa a ter dificuldade de se relacionar com outras pessoas”, explica Cristiane.
- “A melhor coisa, o que o filho mais precisa, mais do que presentes, mais do que a melhor escola, mais do que tudo, é que os pais passem para ele uma estabilidade emocional. Por isso, se você, realmente, ama o seu filho, ame o pai dela, ame a mãe dele, vivam bem! Porque o que os seus filhos mais precisam é que vocês estejam bem, não há nada que substitua isso”, aconselha Renato.
Pesquisa americana:
De acordo com uma pesquisa feita nos Estados Unidos, o divórcio pode impactar negativamente o futuro de uma criança.
Segundo os pesquisadores, pessoas que passaram pela experiência da separação familiar na infância têm níveis mais baixos de ocitocina, o hormônio que ajuda a fortalecer os vínculos positivos entre as pessoas. Quando existe uma relação mútua de afeto entre pais e filhos, os níveis desse hormônio aumentam tanto nos pais quanto nos filhos.
Para o psiquiatra Isaac Efraim, o nível de estresse da criança pode aumentar com a quebra da estrutura familiar. “Ela perde referência de segurança, de estabilidade, ela passa a se sentir num ambiente mais hostil”, afirma.
Raciocínios falhos:
Para os apresentadores da Escola do Amor, a maioria das pessoas tem um raciocínio falho quando fala em divórcio. Geralmente, as pessoas saem em favor do divórcio com os seguintes argumentos: “é melhor separar, do que ficar num casamento infeliz”
Contudo, além dessas duas opções citadas, existe outra que, geralmente, é deixada de lado.
A melhor opção:
- “Existe a opção de vocês trabalharem para que o casamento nem acabe e nem fique infeliz. Se você considerar que há uma terceira opção, não precisa terminar… Pelo menos, não antes de você tentar aquilo que você ainda não tentou”.
Talvez você diga: ‘Ah, mas eu já tentei de tudo”. Esse é outro pensamento falho.
- “Então, quando você diz ‘eu já tentei de tudo’, é mentira. Porque ninguém já tentou de tudo, porque para tentar de tudo, você tem que saber tudo e ninguém sabe tudo.”
- “Você já tentou de tudo que você sabe, mas, talvez, o que você não sabe ainda é o que pode salvar seu casamento e, para isso, existe a Terapia do Amor.”
Participe do encontro “Minha Família no Esconderijo do Altíssimo”:
Então, se você está enfrentando uma crise no seu casamento e acredita que a única alternativa é o divórcio, nós temos um convite para você:
No dia 12 de outubro, às 20h, ocorrerá o propósito “A Minha Família no Esconderijo do Altíssimo”. Será o maior encontro para restauração, salvação e união das famílias em 2023. Por isso, prepare-se para essa data, que cairá em um feriado.