Saúde física e mental: “Olimpíadas FJU” reúne 12,2 mil jovens na Argentina
Na Suécia, iniciativa promoveu evento para apoiar quem enfrenta depressão e pensamentos suicidas
Entre os dias 17 e 24 de novembro, aconteceu a segunda edição das “Olimpíadas FJU” em 20 cidades diferentes da Argentina. A iniciativa da Força Jovem Universal (FJU) reuniu cerca de 12,2 mil pessoas, incluindo atletas e torcedores.
Os competidores disputaram, em um ambiente seguro e saudável, o primeiro lugar em diversas modalidades esportivas, como futebol, vôlei, basquete, handebol e atletismo.
“É uma oportunidade de manter a mente ocupada e, além disso, o esporte nos faz sentir bem fisicamente. Achei a organização das Olimpíadas FJU muito boa”, comentou um dos participantes, Pablo Asención.
Para o responsável pela ação, Matías Fernández, é muito importante promover a prática esportiva entre os jovens. “Acreditamos que um a mais no esporte é um a menos na rua e nos vícios. Além disso, este evento é uma oportunidade para que eles conheçam de perto o trabalho da FJU.”
Desde 1977, o programa social realiza diversas ações para apoiar a juventude sem perspectiva de vida, promovendo eventos culturais, atividades de combate à depressão, cursos e torneios esportivos. No ano passado, 3,2 milhões de jovens foram beneficiados no Brasil e no exterior.
Apoio emocional na Suécia
No norte da Europa, a FJU da Suécia realizou o “Mega Help 2024” no dia 24 de novembro, em uma academia em Estocolmo, capital do país. A segunda edição do evento – em apoio às pessoas que enfrentam a depressão e pensamentos suicidas – contou com um torneio de basquete, uma palestra sobre saúde mental e atendimentos com escuta qualificada no “Cantinho do Desabafo”.
Em 2023, 1,3 mil pessoas morreram por suicídio no país, de acordo com dados da Agência de Saúde Pública da Suécia (Folkhälsomyndigheten).
Cerca de 50 jovens, entre voluntários e convidados participaram do evento. Um dos participantes, Máximo Akopyan, de 18 anos, comentou: “Foi um prazer participar do Mega Help. Me diverti muito, conheci novas pessoas e tive uma experiência incrível. No final, pude ouvir a palestra e isso me ajudou a enfrentar meus problemas com uma nova mentalidade”.