Saúde mental masculina não pode ficar para depois
Atleta do UFC perde amigo para o suicídio e faz alerta para o cuidado com a saúde mental dos homens
O atleta do UFC Paddy Pimblett aproveitou o momento da vitória para fazer um desabafo e alerta sobre o cuidado com a saúde mental dos homens.
O que aconteceu:
- Em 23/07, Pimblett conquistou sua terceira vitória e se tornou a sensação do UFC britânico, já que está invicto. Ele aproveitou o momento de glória para fazer um alerta sobre a saúde mental dos homens e ainda dentro do octógono disse: “na sexta-feira (22) de manhã recebi uma mensagem dizendo que um dos meus amigos se suicidou. Isso foi 5 horas antes da pesagem. Então, Ricky, esta foi para você”.
- Emocionado, ele lembrou o estigma que homens sofrem por não se sentirem à vontade para desabafar ou chorar. “Existe um estigma neste mundo, de que os homens não podem reclamar. Se você é homem e está carregando muito peso nos ombros, acha que a única solução é tirar sua própria vida, por favor, fale com alguém. Fale com qualquer pessoa. As pessoas preferem. Eu prefiro ter meu amigo chorando no meu ombro do que ter que ir ao seu funeral semana que vem. Então, por favor, vamos acabar com esse estigma. E que os homens comecem a falar!”, finalizou o lutador.
Peça ajuda:
- Homens são naturalmente programados para serem fortes e solucionadores de problemas. Muitas vezes veem no ato de buscar ajuda uma fraqueza. É como se com isso confessassem derrota, admitindo que não conseguem vencer aquilo sozinhos.
- O problema é que por conta dessa atitude, às vezes, o problema se agrava tanto que não tem mais cura.
- “Falhamos em perceber que admitir fraqueza, para o homem, é na verdade um sinal de força! Só um homem de verdade tem a coragem de admitir que não tem todas as respostas, que não é de ferro, que também erra”, reflete o Bispo Renato Cardoso.
Faça isso:
- Com esta reflexão, o Bispo sugere uma mudança de atitude como um desafio do IntelliMen. Leia abaixo, reflita e faça algo para se tornar um homem melhor.
- “Olhe profundamente para sua vida e identifique uma área onde você precisa de ajuda. Se de cara sua reação é pensar: “ah, eu estou bem, não preciso de ajuda com nada”, provavelmente, Mr. Superman, é seu orgulho falando. Seja homem de verdade e ache onde você precisa de ajuda. Em seguida, procure quem pode lhe ajudar. Pode ser um simples conselho ou algo bem mais sério”, ensina.
- O Bispo também sugere que você escreva em um caderno as várias áreas de sua vida para lhe ajudar a pensar e identificar onde precisa de ajuda. “Escreva em uma página vazia, por exemplo, ‘saúde’, ‘casamento’, ‘trabalho’, ‘dinheiro’, ‘lutas pessoais’, etc. Isso deverá lhe ajudar a localizar situações em que você não está conseguindo vencer sozinho”.
Participe:
O Projeto IntelliMen surgiu para ajudar os homens a se tornarem melhores para si, sua família e para Deus. Saiba como fazer parte acessando o site. Você também pode acompanhar o grupo pelo Facebook e Instagram.
Além disso, assista palestras e mais conteúdo para os homens no Univer Vídeo.