Saul desobedeceu a Deus
Rei de Israel fez sacrifício ao Senhor sem a presença do profeta Samuel; relembre o que aconteceu na série Reis
Saul (Carlo Porto) desobedeceu a Deus no episódio especial de Reis – A Rejeição, exibido no dia 23 de agosto último, e fez um sacrifício sem a presença de Samuel (Roberto Birindelli).
O profeta ficou decepcionado com a atitude do rei de Israel e o comunicou as consequências do pecado contra o Senhor.
A seguir, relembre tudo o que aconteceu:
A demora de Samuel para chegar em Gilgal deixou os soldados desesperados com a guerra contra os filisteus. O acampamento militar foi palco de uma verdadeira confusão entre os homens, que cobravam um posicionamento de Saul. Para acalmá-los, o rei de Israel decidiu que ele mesmo faria o sacrifício a Deus. Com essa atitude, ele desobedeceu a um importante mandamento do Senhor. Na época, somente levitas e profetas poderiam fazer ofertas ao Pai.
Samuel ficou decepcionado ao descobrir a atitude de Saul e o repreendeu: “Você cometeu uma loucura em não guardar o mandamento que o Senhor, seu Deus, te ordenou. O Senhor teria confirmado para sempre o seu reinado em Israel, mas, agora, o seu reinado não subsistirá”. Preocupado com a notícia, o rei tentou se explicar, mas o profeta continuou: “Se você não vai confiar Nele para fazer o que Ele te orienta, você não serve para ser rei”.
A postura do primeiro rei de Israel:
Enquanto ouvia a história contada pela mãe, o filho da narradora da série ficou inconformado e achou a situação injusta com Saul. Ela, então, fez uma reflexão sobre a postura do primeiro rei de Israel: “Saul já vinha cometendo uma série de erros menores e isso já mostrava o que havia dentro dele. E esse é o problema. Um erro vai puxando o outro e, quando se percebe, você fez o que nunca esperava um dia ser capaz. São as menores raposas que causam o maior estrago na vinha. Assim são os errinhos. Se não forem abandonados, um dia eles culminam em um muito maior, capaz de pôr a perder tudo o que você tem de mais importante”.
Após a dura conversa com Samuel, Saul precisou lidar com mais um problema. Abner (Dudu Pelizzari) o avisou que restavam apenas 600 homens para lutar contra o grandioso e poderoso exército dos filisteus. De volta a Gibeá, Abner notou a mudança no comportamento de Saul após ter encontrado Samuel. “Quero saber se está tudo bem com você”, questionou o comandante. Jônatas (Miguel Coelho) também demonstrou preocupação com o pai, mas ele não contou a verdade e pediu para não ser incomodado.
Sozinho e aflito, Saul chorou ao relembrar as palavras de Samuel sobre seu reinado em Israel. Momentos depois, ele exigiu a presença do sacerdote Aías, descendente de Eli (José Rubens Chacha), para acompanhá-los na guerra. No entanto, todos estranharam que o profeta não foi requisitado para a batalha.
Quais serão as próximas decisões de Saul em Reis – A Rejeição? Fiquei ligado na superprodução, que vai ao ar de segunda a sexta, às 21h, na tela da Record TV. Os episódios completos da série estão disponíveis em PlayPlus.com