Se Deus está em todos os lugares, por que eu preciso ir à igreja para falar com Ele?
Bispo Renato Cardoso responde. Confira
Há pessoas que não frequentam a igreja alegando motivos como: “a igreja está cheia de hipócritas”, “estou sem tempo”, “Deus está em todos os lugares”, “eu posso ler a Bíblia em casa” ou “a igreja foi inventada por homens”. Mas, durante a programação Inteligência e Fé, do dia 6 de maio, o Bispo Renato Cardoso explicou que a Igreja foi instituída pelo próprio Altíssimo.
O quadro geral:
É importante observarmos que a Igreja é uma instituição estabelecida pelo próprio Deus. É uma maneira daqueles que creem nEle se reunirem para se fortalecerem e viverem em união, como em um exército espiritual.
- Como profeta Isaías escreveu: “E haverá um tabernáculo para sombra contra o calor do dia; e para refúgio e esconderijo contra a tempestade e a chuva.” Isaías 4:6
- “Ele estava falando do dia em que o Senhor viria, o Messias viria. Isaías fala do Salvador. E Isaías também falou que este Messias estabeleceria um Tabernáculo. O que é um Tabernáculo? Na época bíblica, era como uma tenda. Primeiro, foi criado por Moisés, inspirado por Deus. É um lugar físico para que o povo pudesse congregar e buscar a Deus. A presença de Deus estava fisicamente entre eles. Ali, no Tabernáculo, ficava a Arca da Aliança e outros objetos sagrados. E serviam, ali, os sacerdotes”, explicou o Bispo Renato.
- Ele acrescentou que, segundo o versículo acima, o papel da Igreja é exatamente ajudar a pessoa a encontrar este abrigo contra o “calor” e a “tempestade” das lutas de cada dia.
O que notar:
“Aqueles que têm a sua vida construída na Palavra de Deus resistem a tudo, porque eles têm o refúgio na Palavra aprendida na Casa de Deus, no Tabernáculo. Então, ao contrário do que ensinam muitos, Deus tem sim um propósito para a Igreja. É claro que onde há pessoas (seja na Igreja ou em qualquer outro lugar), você vai ter problemas”, apontou o Bispo.
Além disso, lidar com as pessoas também é uma maneira que Deus utiliza para nos ensinar sobre a Palavra dEle e sobre nós mesmos. Em outras palavras, ter a experiência da Igreja é algo único, em termos de vivência e aprendizado. Se a pessoa deseja ter um encontro com o Altíssimo, não tem como substituir isso por outra coisa.
Conclusão:
Infelizmente, há um grande movimento entre o meio cristão chamado de “desigrejados”. Ou seja, são pessoas que afirmam crer em Deus, mas que preferem não frequentar a Igreja. Porém, só é possível encontrar Deus fazendo o que Ele deseja. E o desejo dEle é que nos reunamos em congregação.