Se você é aquela pessoa que costuma deixar tudo para depois, precisa ler isto
Acompanhe a meditação do Bispo Renato Cardoso, desta quarta-feira (30)
Todos nós conhecemos alguém que sempre está em apuros, que está sempre atrasado com seus compromissos, que deixa tudo para depois e, por isso, nunca está preparado quando os imprevistos acontecem. Frequentemente, essa pessoa bate na sua porta pedindo ajuda, não é mesmo?
Foi sobre esse tipo de pessoa que o Bispo Renato Cardoso falou durante a mensagem desta quarta-feira (30), no Programa Inteligência e Fé, transmitido todas as manhãs pela Rede Aleluia.
O Bispo, entretanto, ressalta que não se trata das pessoas que, eventualmente, precisam de ajuda em algum momento da vida, pois todos nós passamos por situações assim, nas quais precisamos recorrer a alguém.
“Eu falo daquelas pessoas que sempre estão em algum tipo de apuro, enrascadas, que não pensam no amanhã, só querem viver o agora, mas que – você sabe – vão correr até você para socorrê-las”, destaca.
As virgens insensatas e as prudentes
De acordo com o Bispo Renato é sobre esse tipo de pessoa que Jesus fala na parábola das dez virgens, descrita no capítulo 25 do livro de Mateus:
Então o reino dos céus será semelhante a dez virgens que, tomando as suas lâmpadas, saíram ao encontro do esposo. E cinco delas eram prudentes, e cinco loucas. As loucas, tomando as suas lâmpadas, não levaram azeite consigo. Mas as prudentes levaram azeite em suas vasilhas, com as suas lâmpadas. E, tardando o esposo, tosquenejaram todas, e adormeceram. Mas à meia-noite ouviu-se um clamor: Aí vem o esposo, saí-lhe ao encontro. Então todas aquelas virgens se levantaram, e prepararam as suas lâmpadas. E as loucas disseram às prudentes: Dai-nos do vosso azeite, porque as nossas lâmpadas se apagam. Mas as prudentes responderam, dizendo: Não seja caso que nos falte a nós e a vós, ide antes aos que o vendem, e comprai-o para vós. E, tendo elas ido comprá-lo, chegou o esposo, e as que estavam preparadas entraram com ele para as bodas, e fechou-se a porta. Mateus 25:1-10
Nessa parábola Jesus ilustra como será o dia da Salvação.
As cinco virgens loucas, ou seja, insensatas, são exatamente esse tipo de pessoa que não quer se precaver, que não se prepara.
Enquanto as cinco virgens prudentes antevendo uma possível demora do noivo, se prepararam e levaram suas lâmpadas com um pouco de azeite de reserva. As insensatas não quiseram ter o trabalho de se preparar e não levaram o azeite. Então quando o noivo chegou, as prudentes estavam preparadas e as insensatas não. E, na hora H, correram para pedir um pouco do azeite das prudentes.
No dia da Salvação não haverá jeitinho
Quem vê de fora talvez considere a atitude das virgens prudentes egoísta. Contudo, o Bispo destaca que nessa parábola Jesus ensina que não foi egoísmo, foi justiça.
Ele cita como exemplo essa época de final de ano, em que muitas pessoas só querem saber de festejar, curtir, sem pensar no amanhã. Mas, quando passa as festas e as contas começam a chegar correm para os pais para pedir ajuda financeira. Porque só pensam em viver o momento, pois sabem que lá na frente terão alguém para socorrê-las.
Contudo, tratando-se da Salvação não terão ninguém para livrá-las.
“No dia da Salvação você não vai poder agarrar a barra da saia ou da calça de ninguém. Não vai ter jeitinho. Por isso a Palavra de Deus nos chama à prudência, a se precaver, se preparar. Fazer o trabalho duro agora para folgar depois. Não se esqueça disso. Se você quer folgar agora e empurrar suas responsabilidades para amanhã achando que vai ter tempo pra resolver isso depois. Amanhã você pode acordar no inferno, sem esperança de Salvação. Então desperte enquanto é tempo. Aqui e agora é o dia da Salvação”, alerta o Bispo.
Acompanhe a mensagem na íntegra: