Seguir a manada versus Pensar por si mesmo. Qual é a mais perigosa?
Muitos pensam que a Bíblia é um livro religioso que traz dogmas, doutrinas e coisas difíceis de entender, mas a Bíblia não se resume a doutrinas religiosas. Aliás, a doutrina da Bíblia é para a vida e não para uma religião. Ela é um manual que fala de tudo. Vou dar a você um conselho inesperado, que muitos nunca souberam que é bíblico e está no livro de Êxodo 23.2: “Não seguirás a multidão para fazeres o mal; nem numa demanda falarás, tomando parte com a maioria para torcer direito”.
Não é porque todo mundo faz uma coisa que você deve fazer, porque a multidão pode estar tomada por um pensamento de manada. O animal que está em meio a uma manada não tem muita escolha, a não ser seguir o embalo dos outros. Há muitas pessoas que vivem assim, infelizmente, sem raciocinar, sem pensar por si. Deus não nos criou como manada, mas como indivíduos únicos, singulares, Ele nos deu um cérebro para pensarmos por nós mesmos.
Você é o responsável pelo resultado de tudo que acontece em sua vida. A Salvação também é individual, ninguém vai entrar no céu com carta de recomendação, sua vida depende de você e você tem que executar a sua capacidade de pensar, para que não se junte à multidão.
Você precisa de um referencial do que é certo ou errado. O que é esse referencial? Deus é referencial. Não é pensar por si como se você fosse um deus, é pensar por si sujeito a um padrão de pensamento e de princípios que são incorruptíveis: esse é o padrão de Deus. “Não julgueis segundo a aparência, mas julgai segundo a reta justiça.” (João 7.24). Quem é que julga a reta justiça?
Se você não quer ser influenciado pela maioria, fazendo o mal e achando que está fazendo o bem, você tem que sair da manada e se reportar à Palavra de Deus.
Você foi criado por um Criador e Ele deixou um manual. Se a sua vida está torta, provavelmente você não está agindo conforme o manual.