Seita no Quênia que pregava jejuns extremos deixa 403 mortos

Saiba a diferença entre a fé religiosa e emotiva e a fé bíblica e racional

Imagem de capa - Seita no Quênia que pregava jejuns extremos deixa 403 mortos

Um grupo religioso idealizado pelo autointitulado pastor Paul Mackenzie, que praticava jejuns extremos, deixou 403 mortos no Quênia.

O que aconteceu:

O caso ficou conhecido como “massacre de Shakahola”, nome da floresta do país africano onde a seita se reunia.

Em julho, em depoimento ao Senado, o ministro do Interior queniano, Kithure Kindiki culpou as forças de segurança e a Justiça do Quênia por não terem tomado as medidas adequadas em resposta às queixas anteriores contra Mackenzie.

O que se sabe:

Paul Mackenzie Nthenge é um taxista que “virou pastor” em 2003 quando fundou a Igreja Internacional das Boas Novas.

Suas pregações extremas demonizavam o uso de perucas, transações digitais e promoviam a não escolarização das crianças. Ele afirmava que a educação não era reconhecida pela Bíblia. Por elas, Mackenzie foi preso duas vezes desde 2017. Já os jejuns até a morte eram recomendados “para se encontrar com o Criador”.

Entenda:

A fé verdadeira é baseada na razão, na inteligência. Ela leva a pessoa a refletir antes de fazer escolhas. O contrário disso é a fé emotiva, religiosa, que conduz ao fanatismo e não traz nenhum benefício – muito menos a Salvação.

“Religião é uma coisa e a fé que pensa é outra. A fé que devemos ter avalia, pois ela é uma revelação de Deus, é inteligente, racional. Você pensa para tomar qualquer atitude. Uma vez que você aprende a pensar, aprende a tomar posse do que quer”, explica o Bispo Macedo.

Portanto, fuja de tudo o que exagero, fanático, desequilíbrado ou regado à emoções. “A fé emotiva, além de cegar o entendimento, oprime o cristão inconscientemente, através do fanatismo religioso. Por outro lado, a fé inteligente é sobrenatural e se distingue da emotiva porque vem do Espírito de Deus. É consciente, equilibrada nas suas práticas e, por isso, não existe qualquer conflito com a razão”, completa.

O que fazer:

Aprenda a usar a fé baseada na Palavra de Deus nos encontros que acontecem aos domingos na Universal. Encontre aqui o endereço da igreja mais próxima de você.

Ademais, caso esteja em São Paulo, vá ao Templo de Salomão e participe da “Poderosa Novena do Templo“.

Leia mais:

Como fazer jejum de alimentação

Entenda a importância do jejum

imagem do author
Colaborador

Rafaella Rizzo / Foto: iStock