Por que Deus escolhe pessoas como a Poderosa
A novela “Amor Sem Igual” mostra, por meio da história da personagem, como Deus trabalha na vida do ser humano. Saiba mais
A novela “Amor sem Igual”, da Record TV, está na sua reta final e, quem acompanha desde o início a história de vida de Poderosa (Day Mesquita), a protagonista da trama, aguarda com expectativa a transformação da personagem.
Uma mulher machucada pela vida, que conviveu com o sofrimento desde a infância. Rejeitada pela mãe, desprezada pelo pai, abusada por quem devia protegê-la, encontrou na prostituição uma forma de sobrevivência.
Contudo, embora ela se sinta abandonada também por Deus, Ele proporcionou a ela, assim como proporciona a todo ser humano, a oportunidade de conhecer um Amor Sem Igual e, finalmente, ser feliz e realizada.
O amor que Miguel (Rafael Sardão) sente pela Poderosa se assemelha ao amor de Deus por cada um de nós. Não importa quem fomos ou o que fizemos, mas o que estamos dispostos a nos tornar.
Embora a Poderosa insista em dizer para si mesma que para ela não tem mais jeito, e esteja sempre fazendo escolhas erradas, ela tem uma qualidade que agrada a Deus e que é essencial para se chegar a Ele.
Deus ama os humildes de espírito
Muitas vezes nos surpreendemos quando pessoas como a Poderosa, consideradas por muitos – e até pela própria família – como “um caso perdido” se convertem ao Senhor Jesus e tem seu caráter completamente transformados. Enquanto outras, aparentemente “certinhas” e bem-comportadas, a respeito das quais costumamos ouvir: “só falta Jesus”, nunca se convertem.
A explicação para esse fenômeno muito comum dentro da igreja tem um nome: Humildade.
“Ela pode ser difícil, complicada, teimosa, cheia de achismos, desconfiada, e traumatizada, mas a Poderosa reconhece quando ela erra e por isso ela vai mudar, pois Deus só pode trabalhar com a nossa humildade. Sem humildade não há fé. Sem fé não se chega a Deus”, escreveu Cristiane Cardoso, ao postar a cena abaixo no Instagram:
Ver essa foto no Instagram
As palavras do Senhor Jesus durante o Sermão da Montanha, deixam claro:
“Bem-aventurado o pobre de espirito porque é deles o Reino de Deus. ” Mateus 5:3
Quando o Senhor Jesus se refere à pobreza de espírito, Ele está se referindo à humildade de espírito. Pois é a humildade que faz a pessoa se enxergar como pecador, se arrepender e pedir perdão.
Somente os humildes de espírito reconhecem que precisam do perdão de Deus e buscam sinceramente conhecê-lO. Por essa razão, independentemente do passado ou do presente dessa pessoa, Deus se revela a ela.
Deus remove a tampa da sepultura mas é você que precisa sair dela
Do outro lado, o orgulhoso acredita que suas boas ações o coloca numa posição privilegiada diante de Deus. E por não se enxergar como um pecador, não busca o perdão Divino.
Ou seja, se a humildade aproxima a pessoa de Deus, o orgulho a distancia. Como está escrito:
Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes. Tiago 4:6
“A misericórdia de Deus é infinita para os humildes de espírito, mas os orgulhosos, os arrogantes, ficam de fora. Mas essa fé Ele dá para as pessoas humildes, para os contritos, os abatidos, para que, como uma ferramenta, o batido saia da sua sepultura e receba vida. Ele remove a tampa da sepultura, mas é você que está contrito, abatido, que tem de sair dela, ou seja, largar a podridão de vida que vinha vivendo até aqui”, destaca o Bispo Macedo.
Será que a Poderosa vai tomar essa atitude de abandonar de vez o seu passado, se render ao amor de Miguel e mudar?